Contra o Consenso: décembre 2004
Google
 

jeudi, décembre 30, 2004

 

Criacionismo(Ou uma defesa cristã da evolução)

Um debate que tem ganhado força recentemente é essa questão de criacionismo x evolucionismo. Eu não sou muito fã deste debate já que junta no mesmo balaio carolas católicos e os tipicos ateus proseletistas de sempre. São aqueles sujeitos que escrevem longos manifestos a favor de tal doutrina, como se todos os partidários da doutrina oposta fossem burros ou fossem imorais. Bobagem, já que tivemos tanto, digamos assim, crentes de grande brilho intelectual na História da Humanidade como Descartes, Ibn Sina, Kant, São Tomás de Aquino, Einstein, Tolstoi, entre outros, vai quanto grande figuras atéias, como Picasso, Albert Camus, Niezztche, Schopenhauer, David Hume, entre outros. É uma questão particular de cada um e que francamente será resolvida no dia do Juízo Final(Sim, acredito em Deus).

A evolução é um fato. Não há quê discutir já que o próprio homem aprendeu a controlá-la, como se demonstra pela evolução da agricultura e da criação de animais domésticos. Grande parte do que se come hoje em dia é resultado de linhagens inexistentes na natureza, desenvolvidas apartir de cruzamentos sucessivos. O abacaxi não existe na natureza. O chester e outras linhagens de enormes de frango, que dificilmente sobreviveriam num ambiente selvagem, foram desenvolvidas recentemente por cruzamentos em granjas. Isso sem contar que vírus, bactérias e outros causadores de doenças estão sujeitos a esse processo também.

A Bíblia não foi feita para ser interpretada de forma literal. Sabe-se bem que Noé precisaria de uma Arca gigantesca para abrigar cada casal de animal existente na face da Terra, por exemplo. O próprio episódio de Betesda, em que Jesus recrimina aqueles que se recusam a ajudar um cego para obedecer ao preceito do sabá é um exemplo disso. Aliás, vale lembrar que um conceito ainda mais central do livro do Gênesis - o pecado original - é rejeitado por muitos protestantes e pelos muçulmanos

Além do quê, o criacionismo é falta de fé já que seus partidários praticamente exigem provas da existência de Deus. É a mesma coisa que não acreditar em Deus porque não se ouve sua voz. A evolução em si não demonstra a não existência de Deus. Ninguém nunca conseguiu fazer aleatoriamente nem o vírus mais simples em labotatório apartir do nada, quanto mais num ambiente livre. Inclusive a base da ciência moderna é conceito de Louis Pasteur de que bactérias não aparecem em algum lugar do nada. A ciência, longe de provar que Deus não existe, tem demonstrado a unicidade e a beleza da sua criação. Hoje sabe-se bem que a natureza é um ente complexo e harmônico, aonde uma a falta de uma única espécie desestabiliza todo sistema. Bem mais do que se pensava séculos atrás. E de que bem, a criação é tão complexa que jamais caberia numa arca.