Contra o Consenso: Capitais
Google
 

samedi, janvier 08, 2005

 

Capitais

A editora Abril lançou uma revista derivada da Capricho chamada Mina. Mina é uma das gírias mais paulistas que existem, motivo até de piadinhas em outros estados. A MTV já exibiu no seu desenho "Mega-liga de VJs Paladinos" um Felipe Dylon cuja a dublagem fazia uma clara gozação com o sotaque carioca. O antigo Pasquim 21 fez uma piada na capa com o fato de São Paulo ter tido uma parada gay no mesmo momento que a tocha olímpica passava pelo Rio. A Globo tem o dom de colocar nordestinos nas suas novelas com sotaque carioca e cara de cariocas de classe alta(Não acredito numa Carolina Dieckman sobrevivendo no sol de Pernambuco). A MTV fala tanto de São Paulo que nem os paulistas aguentam mais. Nenhuma dessas atitudes é muito inteligente. Em alguns casos, você está gozando com a cara de um parte potencial dos seus compradores, ignorando que seu produto será lançado em escala nacional.

Os grupos de comunicação brasileiros concentram-se no Rio e São Paulo e são incapazes de perceber que o mundo vai muito bem além de suas cidades(Na verdade, esses grupos de comunicação não conseguem entender nem direito a cidade em que vivem, como os editoriais de muitos jornais provam). É curioso como os grandes meios de comunicação do Brasil ignoram o que exista vida fora de suas cidades, como se aquilo que produzem não fosse consumido fora do seu estado.

Talvez um dos piores males da cultura nacional foi a bendita idéia de fazer o Rio e São Paulo "capitais culturais do Brasil". É algo que está pasterizando toda nossa cultura.