Contra o Consenso: Por quê você deve sustentar a Itapemirim e a Granero?
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vendredi, janvier 28, 2005

 

Por quê você deve sustentar a Itapemirim e a Granero?

Muita gente gosta de reclamar que as estradas federais da maior parte da federação estão ruins e de que pagar pedágio é extorsivo. Na verdade, é tudo parte de uma brincadeira em que você no final paga a conta.

O custo de manutenção de uma via asfaltada custa caro. É uma manutenção que deve ser feita com frequência, o que explica o custo do pedágio. Caminhões pesados são bem mais danosos para as rodovias. Uma das razões pela a qual o pedágio no Brasil é tão caro é justamente essa, a quantidade absurda de caminhões que trafegam pelas pistas. Quando se fala de vicinais e pistas simples a coisa fica ainda pior. Nem adianta asfaltar uma Transbrasiliana da vida porque ela logo fica destroçada com o trânsito pesado de caminhões. São custos que são pagos por você, por todo o contribuinte.

Uma das razões pela qual o país optou pelo transporte rodoviário - mais caro e mais ineficiente que o transporte ferroviário(Além da desastrosa decisão de se concentrar as ferrovias no inepto controle estatal) - é que ele é tremendamente rentável para as empresas uma vez que um dos maiores custos das ferrovias- a manutenção das vias - é pago com seu imposto. É fácil as transportadoras entupir as rodovias com caminhões - altamente poluidores e uma das maiores causas de mortes - e depois exigir estradas boas do Estado. Uma das maiores razões pelo atraso brasileiro é essa. Nossos produtos não tem a menor competitividade por causa da logística ruim. Frete caro, com boa parte da produção ficando na estrada.

Um transporte ferroviário seria uma opção bem mais confortável para o passageiro. É desumano viajar mais de dois, três mil quilômetros de ônibus, num transporte caro, com passagens com preço superiores a um salário mínimo.

Não faz sentido que o Estado custeie obras caras com os impostos da população - caso do Rodoanel de São Paulo - para sustentar um modelo caro e ineficiente. É um modelo péssimo para a economia do país, péssimo para o cidadão(Que é obrigado a viajar enfurnado) e muito bom para as grandes empresas de transporte(Não a toa, a Confederação Nacional de Transportes financia a maioria das pesquisas eleitorais no país). A Itapemirim, por exemplo, é uma das maiores empresas do país. Que só chegou a esse tamanho com a sua ajuda, com os impostos que pagam a via, pelo monopólio das linhas em que atua, pelos pobres trabalhadores que viajam de São Paulo ao Nordeste enfurnados dentro de um ônibus.