Contra o Consenso: Uma pequena mancha na minha alma
Google
 

lundi, janvier 03, 2005

 

Uma pequena mancha na minha alma

Tem uma historinha que eu não gosto de me lembrar. Não posso estar me remoendo sobre ela perto de algum lugar alto ou de uma linha de metrô. Senão acabo tentado a pular lá do alto ou entrar na frente do trem.

Numa escola em que eu trabalhei, eu tinha bastante carinho por uma garota de uma quarta série. Afinal, ela tinha todas as qualidades que qualquer um gostaria de ver numa filha. Ela era educada, quietinha(Sem ser marrenta ou calada) e tinha um excelente desempenho na minha matéria. Desenhava muito bem. Detalhe: ela era negra, filha de empregada e morava num daqueles cantos da periferia da Zona Sul, estudando numa escola estadual em Moema, filé mignon da capital paulistana.

Não a toa, ela formava uma turma com outra garota negra e outra garota branca cujo os pais vinham do Nordeste. Usualmente eu sempre dava bastante atenção para crianças assim, já que muitas professoras não o fazem, então dava bastante atenção a aquela turminha. Um dia, conversando com ela, esta garota, de uns dez anos, reclama que a professora da sala não dava atenção para ela. Só dava atenção para duas alunas, "branquinhas", segundo às próprias, segundo elas, a xodó dela. Tentei consolar, dizendo que elas eram meu xodó e coisa tal. Mas você, no fundo, se sente como um merda ao não poder dizer para uma criança que ela é vista como inferior pela sua pele e condição social. Dentro de uma escola. Dias depois eu veria ela tentando chamar a atenção da sua professora com um trabalho. E a dita nem tchum.

Depois, obviamente, todos falam em cidadania e outras palavras bonitas dentro da escola.