Contra o Consenso: Eu tenho inveja do PSDB
Google
 

lundi, février 28, 2005

 

Eu tenho inveja do PSDB

Em dez anos de PSDB, o Estado de São Paulo só foi para trás. A política educacional desastrosa, com aprovação automática e crianças na oitava séria sem saber ler ou escrever virou notícia nacional. A FEBEM, que aumenta formidavelmente as fileiras da criminalidade ao transformar trombadinhas em assassinos ferozes, é notícia internacional pelos seus maus-tratos aos internos. O programa de concessões de rodovias tornou o ato de viajar uma coisa inviável. A polícia, é violenta, chegando ao ponto de espancar e atirar com balas de borracha em estudantes. Há notícias mais graves de violência policial, numa polícia que e boa para bater e atirar, mas péssima para investigar e apurar delitos. Boa parte da malha ferroviária do estado virou mato, sendo parcamente utilizada para exportar soja(Como diz um conhecido meu, São Paulo perdeu suas ferrovias). O Estado perdeu indústrias, firmas de serviços e de TI para outros estados. Aliás, perdeu a posição de maior PIB per capita num ritmo assombroso.

Mesmo assim, os paulistas adoram o seu governo. Só se ferram com uma das maiores taxas de desemprego do país, com pedágios absurdos, entre outras coisas, mas continuam votando no PSDB. Alguns até querem que o Sr. Alckmin seja presidente.

Jundiaí, por exemplo. Em doze anos de PSDB, esta cidade de trezentos mil habitantes a 60 km de São Paulo, passou de uma pujante cidade industrial, de um centro regional para uma cidade dormitório. A cidade perdeu várias industrias, os seus habitantes são obrigados cada vez mais a trabalhar na capital ou em cidades vizinhas. Ela não consegue atrair industrias de TI, de serviços ou de turismo, como cidades em situação semelhante, como Sorocaba, Atibaia e Taubaté fazem. Jundiaí caminha para ter o mesmo destino de Campinas, com condomínios de luxo com uma classe média incrivelmente alienada cercados de favelas horrendas(Acho que o lugar mais feio que eu já vi na vida é Ivoturacaia, bairro de Jundiaí). Jundiaí, que deve boa parte do seu desenvolvimento as ferrovias(em especial a Cia Paulista), assistiu o mato tomar conta de boa parte delas. Mesmo assim, Ary Fossen, candidato do PSDB à prefeitura, é eleito no primeiro turno. Os jundiaisenses vivem felizes, acordando todo dia às quatro da matina para trabalhar fora, acreditando piamente que têm qualidade de vida(Coisa que só quem nunca viu a periferia da cidade diz). A primeira coisa que Fossen faz ao assumir é ceder terreno para o governo do estado construir um CDP(Centro de Detenção Provisória), uma penitenciária enorme para atrair mais criminosos e problemas para a cidade. Os jundiaienses acham lindo.

É preciso ser muito bom para fazer tanta merda assim e ainda conseguir ser reeleito. Eu tenho inveja dos caras. Nem todo mundo tem eleitores tão idiotas à disposição.