Contra o Consenso: Fundamentalismo
Google
 

mercredi, février 02, 2005

 

Fundamentalismo

Imagine um árabe. Imagine um árabe que leva uma boa vida, então uns caras de alguma organização terrorista fazem uma lavagem cerebral, lhe prometem uma passagem para o céu se ele se explodir dentro de um café cheio de israelenses ou ainda se jogar um avião contra um prédio americano. E bem, é isso que ele faz.

Você provavelmente deve ter achado a história idiota. E bem, ela é. E por mais idiota que seja é a visão de muitas pessoas supostamente esclarecidas sobre um dos conflitos mais complexos da atualidade e de um dos fenômenos mais pertubadores da atualidade.

Tolstoi reclamava que as pessoas achavam que simplesmente a leitura do Contrato Social teria feito os franceses matarem uns aos outros. Infelizmente suas lições continuam ignoradas em pleno século XXI.

****

Os direitosos americanos podem falar a merda que for dos europeus, que estariam supostamente acuados por fundamentalistas. Mas os europeus sabem que a forma certa de se combater o terrorismo e com serviços de inteligência, segurança e investigação. Foi assim que os franceses conseguiram combater a ameaça do GIA, é assim que tanto italianos, ingleses, franceses e alemães conseguem manter o terrorismo islâmico fora de suas fronteiras. Por outro lado, os americanos continuam sem saber o que fazer com os caixões e sacos pretos vindos do Iraque.