Contra o Consenso: Por quê eu não acredito em política
Google
 

dimanche, février 27, 2005

 

Por quê eu não acredito em política

Alberto Goldman, nos seus tempos de eleição, soltou um infame cartaz dizendo "Itatiba tem deputado federal. Reeleja-o". Minha reação foi meio duvidosa porque eu nunca tinha ouvido falar do cara. Aliás, nunca tinha visto praticamente ninguém de sobrenome judeu na cidade, em que todos se exaltavam por seus sobrenomes italianos. Depois descobriria que ele tinha sido Ministro dos Transportes de Itamar Franco e que tinha seu escritório eleitoral em São Paulo. Provavelmente ele só tinha construído uma casinha num daqueles condomínios fechados na zona rural da cidade. Mesmo assim eu via pencas de pessoas com folhetinhos do cara na fila no dia da votação.

Hoje, reeleito, ele se dedica a picuinhas contra o governo federal, sem nunca mais ter falado na capital nacional dos morros. Há uma questão de suprema importância para os moradores de Itatiba, que é concessão para a iniciativa privada da Dom Pedro, que é o principal acesso da cidade para a quase vizinha Campinas(Há um pedágio logo na saída da cidade no sentido Campinas, que inevitavelmente ficaria mais caro com a concessão. Há dois outros caminhos para se fazer o trajeto, por Louveira, também pagando pedágio na Anhanguera em Valinhos e acessando uma estrada sinuosa para isso ou ainda por Valinhas, utilizando uma estrada perigosa, mal-sinalizada e mal-projetada). O sr. Goldman não falou nada a respeito disso. Também não falou nada sobre uma nova concorrência de õnibus intermunicipais numa cidade que muitos dependem deles para viajar ou trabalhar e o serviço é dos piores possíveis.

Mesmo assim, certamente, muitos irão votar nele novamente só pelo fato dele supostamente ser de Itatiba. Por isso não acredito em polítca.