Contra o Consenso: Por quê o Brasil é um país atrasado
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mercredi, février 16, 2005

 

Por quê o Brasil é um país atrasado

Por São Paulo dá facilmente para se notar os atrasos ao notar certos detalhezinhos em alguns cantos da cidade.

1-) Avenida Cardeal Arcoverde, seis horas da tarde, Pinheiros: A avenida congestionada, quase parada. Detalhe: quem congestiona de fato a via são... os ônibus. A via poderia tranquilamente não ter congestionamento se existisse uma linha de metrô servindo aquele eixo.

Boa parte dos problemas urbanos de São Paulo surgiram da maldita idéia da prefeitura apartir da gestão de Maluf usar dinheiro que deveria ser gasto no metrô com túneis e viadutos. Isso poderia ter salvo a cidade da degradação. A vantagem do metrô é que ele organiza a ocupação urbana, fazendo com que os prédios e o comércio fique centralizado em torno das estações. Por isso que é fácil de se encontrar as coisas na região da Vila Mariana e na Saúde, que tem metrô desde de 1974. Por outro lado, a região do Brooklin combina prédios comerciais caríssimos com favelas, com lojas espalhadas por todo o bairro.

2-) Nova Faria Lima, qualquer horário: Um outdoor de um cursinho especializado em medicina anuncia a fantástica carga horária de... 46 horas semanais. Isso dá oito horas diárias, seis dias por semana. Num cursinho, não é faculdade nem curso técnico. Provavelmente a pessoa não vai usar nenhum desses conhecimentos na vida real depois de passar. E imagine o quanto que isso deve cobrar de mensalidade.

É uma prova cabal que o sistema atual de educação superior "pública" não funciona. Perde-se tempo demais treinando para vestibular e pouco para a vida profissional.

3-) Lapa, perto da estação ferroviária, horário comercial: Todas as ruas tomadas por camelôs, que ocultam as vitrines das lojas. As barraquinhas vendem as mesmas coisas, o tráfego de veículos e pessoas é muito prejudicado, não pagam imposto nem encargo algum(Embora essas pessoas certamente irão se aposentar pelo INSS). Tanto para o consumidor é ruim quanto para o estado. Apesar da degradação que causam ao ambiente são amplamente tolerados.

4-)Qualquer delegacia da Receita Federal, horário comercial: um cidadão, disposto a abrir uma firma e gerar empregos, renda e impostos é barrado em um dos tortuosos passos por causa de um erro na declaração. Provavelmente ele ainda não percebeu que no Brasil o negócio é ser camelô.

5-) Ponte do Morumbi, seis horas da tarde: Centenas de carros, com um ou dois passageiros cada, que seriam facilmente alocados numa única composição de trem, congestionam a ponte, com trânsito parado.

6-) Largo da Batata, qualquer horário: Prédios, cortiços, camelôs, isso na Faria Lima, que é um dos centros financeiros da cidade. E que bem, supostamente um cartão de visitas para os estrangeiros que visitam a cidade.

7-) Oficinas da FEPASA, Jundiaí: Num dos principais eixos do interior de São Paulo - Jundiaí-Campinas, a antiga ferrovia que liga estas duas cidades conta com muito, mas muito mato, trilhos enferrujados e tráfego quase nulo. Diversas locomotivas potentes - as chamadas russas e V-8, que poderiam viajar facilmente a 120 km por hora apodrecem e enferrujam ao sol. A ligação ferroviária entre a capital e algumas das principais cidades do interior: Marília, Bauru, Campinas, Sorocaba, Assis, Ourinhos, São José do Rio Preto é precária, quase inexistente, para cargas. Para passageiros nem se fala.