Contra o Consenso: Por quê os liberais-conservadores defendem Israel?
Google
 

samedi, février 19, 2005

 

Por quê os liberais-conservadores defendem Israel?

Os palestinos eram pastores, profissionais liberais, plantadores de oliva. Viviam na sua paz até que foram expulsos em grande parte da sua terra por judeus, na sua maioria europeus.

A maioria dos liberais-conservadores diz ser amplamente favorável a propriedade privada. Então por quê diabos defendem com tanto fervor um estado fundado com terras roubadas? Os palestinos não receberam um tostão pelas terras, cidades e prédios que lhe foram roubados pelos israelenses. Eles perderam uma propriedade privada fundada com anos de trabalho.

O que sustenta Israel é uma ajuda bilionária de cerca de três bilhões de dólares pagas pelo contribuinte americano. Sei lá quê diabos a dona da vendinha nos subúrbios de Portland ou o plantador no meio do Alabama têm a ver com isso. Mesmo por quê, diabos, um país de cinco milhões de habitantes que necessita de um aporte externo de alguma coisa entre três a dez bilhões de reais é contraprocedente. É como uma estatal que só dá prejuízo sustentada pelo erário.

Caso os líderes árabes tivessem a menor representatividade e estes pudessem comprar armamento livremente no mercado internacional a própria existência de Israel estaria seriamente ameaçada(Não se pode culpar os árabes. A Alsácia e a Lorena, territórios que a Alemanha e a França disputaram com tanto ardor na Guerra Franco-Prussiana e na Primeira Guerra Mundial tinham bem menos importância que a Palestina). Que a esquerda defenda Israel ainda vá. Mas que liberais-conservadores defendam com tanto ardor um país fundado na agressão à propriedade privada, que dependa de dinheiro público para se sustentar e que exige que o livre mercado(No caso, de armamento) seja bloqueado é no mínimo estranho ao meu ver.