Contra o Consenso: Rodoanel de novo
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vendredi, février 25, 2005

 

Rodoanel de novo

Acho fascinante como os tucanos reclamaram tanto das obras viárias da gestão Marta Suplicy, mas estão enterrando bilhões de reais na construção do Rodoanel. Os pretextos para a construção do dito são os mesmos para a construção de túneis. Túneis são obras caras, que usam impostos de todos os cidadãos(Inclusive aqueles que não tem carro), mas são justificadas porque melhorariam o trânsito e a qualidade de vida fora dele(Não nego isso, mas investimento similar em metrô tende a ser mais vantajoso). É mais ou menos a justificativa para esta monstruosidade de 170 km de extensão(maior que muitas das rodovias que ele deve interligar), que estranhamente é vendido como obra ecológica.

O governo estadual quer justificar os constantes atrasos na construção de uma obra excessivamente complexa para os benefícios que irá trazer argumentando que o governo federal. Bobagem. Fala-se em rodoanel desde da primeira gestão de Mário Covas(Quem assinou a parceria com o estado para a construção deste foi Paulo Maluf). O primeiro trecho, construído em quatro anos, tem apenas trinta quilômetros. Ele foi feito enquanto Fernando Henrique estava na presidência. O tramo sul é duas vezes maior e vai exigir obras mais complexas por cortar uma região de mananciais.

O que ninguém fala é que a obra demora pelo simples fato dela ser exageradamente complexa e cara. Nenhuma rodovia de 170 km com tantos túneis e pontes, cruzando serras e manancais sai de um dia para outro.