Contra o Consenso: Teoria e Prática
Google
 

vendredi, février 25, 2005

 

Teoria e Prática

Em teoria, uma das coisas mais simples de se fazer é emagrecer. Bastaria gastar mais calorias do que se consumir. Na pratica a coisa é mais díficil. Não a toa que uma das grandes vedetes da indústria farmacêutica atual seja o Xenical, ferramenta potente de emagrecimento, que o espaço de propaganda na televisão seja ocupado em doses fartas por medicamento para emagrecimento, que todo lugar tenha uma fórmula fácil para emagrecer. A realidade de gastar mais calorias que consome é complicada: o corpo tende a buscar recuperar os quilos perdidos após momentos de dieta rigorosa, exercícios tendem a aumentar o apetite. Mas como em tese é uma coisa simples, todo mundo, em especial que não sofre de obesidade, diz táticas, fórmulas, etc.

É isso que incentiva a profusão do que se chama "auto-ajuda". Por quê são coisas que na prática são simples, mas complicadas na vida real. Isso não se restringe aos videos motivacionais, frases de para-choque nem livros do Lair Ribeiro. Muitas revistas adoram citar artigos ensinando seus leitores à arte da conquista de uma namorada. Imagino eu que eles não tenham problema sentimental nenhum.

Os jornais e revistas sempre trazem colunas aonde jornalistas dão conselhos fantásticos, em especial para político. Dá impressão que certos problemas na teoria são coisas simples de se resolver. Não raro, a muitos bons teóricos de mostram administradores públicos ruins.

Não raro, algum colega seu começa a dizer discursos vagos, como se tivesse soluções para qualquer problema. Falam da necessidade do esforço, de se atualizar. Entre jornalistas recomenda-se que leia bastante, que se essreve bastante. Entre desenhistas, oh, é só buscar referências "da vida"(Seja lá o que isso queira dizer).
Todo mundo é capaz de fazer discursos vagos com soluções e conselhos. Pena que a vida real seja mais complicada(E no geral seguir estes conselhos mais atrapalham que ajudam).