Contra o Consenso: Você aceita ordens da sua empregada?
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mercredi, février 23, 2005

 

Você aceita ordens da sua empregada?

Você aceitaria que sua empregada ou faxineira lhe desse ordens? Do tipo escolher a comida do almoço, a decoração da casa ou sei lá? Acredito que não. Ninguém aceita ordem ou desaforo de subalterno, aceita?

Então por quê diabos aceitamos ordens e desaforos de lojas quando estamos na posição de consumidores, que muitas vezes agem de forma autoritária em relação aos seus clientes? A relação não é a mesma? O empregado vende sua mão de obra ao patrão, a loja um serviço ou produto.

Por exemplo, lacrar mochilas. Muitos supermercados colocam um funcionário mal-educados para lacrar ou exigir que você deixe suas coisas no balcão(Caso da Kalunga em Campinas e do Carrefour do Center Norte). Você pode estar com pressa, querendo comprar só um pacote de biscoitos mas tem que perder tempo guardando suas coisas. Ou ainda quer fazer comprar com walkman ou celular. E DIABOS, quem é a loja pensa que é para decidir o jeito que os clientes vão fazer compras? Sem contar que isso os caras acham que o próprio consumidor deles é um ladrão em potencial.

Outra: você chega a loja quase de noite, há gente terminando de atender alguns clientes e o sujeito bota um "Fechado" na sua cara? Será que ele espera que você saia de casa e se locomova de novo para a loja dele no dia seguinte? Eu pessoalmente vou numa outra loja.

A relação com o cliente, que ao invés de ser visto como algo a ser conquistado é quase como visto como um sub-alterno é muito ruim no Brasil. Ora é vendedor grudando em você, ora você é ignorado. São poucas as lojas que se tocaram que atendimento ao consumidor é a chave do negócio. Não a toa, o Ponto Frio, as Casas Bahia, Lojas Cem se preocupam com essa questão. Eu pessoalmente decidi boicotar a Kalunga após ter tido problemas com segurança na loja de Campinas e ter passado meia hora na seção de informática sem que ninguém se prestasse a me atender(Detalhe, o SAC da Kalunga não respondeu aos emails que mandei). Por outro lado, continuo cliente fiel às lojas do Grupo Pão de Açucar, já que o atendimento continua cada vez melhor. Inclusive o SAC deles é incrivelmente dedicado e rápido.

Obviamente, os caras que tratam seus clientes como cão sarnento são os primeiros a reclamar do governo ou da prefeitura.