Contra o Consenso: Alckmin e a segurança
Google
 

dimanche, mars 13, 2005

 

Alckmin e a segurança

Segundo colegas meus que trabalharam na FEBEM Raposo Tavares a coisa lá nunca mudou de fato. Haveriam agressões contra internos e o ambiente era claramente punitivo, continuando a mesma coisa de sempre, ao contrário do que o governo pregava. Os internos ficariam simplesmente enfurnados, com o estudo em segundo plano e sem trabalhar. O governo anunciou a demissão de todos os funcionários da instituição o que me parecia um caminho, mas agora rebeliões e fugas estão ocorrendo em ritmo quase que diário, principalmente nas unidades mais barra pesada(Vila Maria, Tatuapé e Franco da Rocha).

Isso representa um baque para o governo Geraldo Alckmin, que tenta capitalizar em torno da segurança(Ele tem colocado viaturas da PM por todo canto, criando praticamente um estado policial, mas que não tem conseguido coibir os crimes e muito menos apurá-los). Isso abre espaço para que tanto a turma da "Rota na rua e foda-se os direitos humanos" quanto o pessoal mais ligado a questões sociais reclame.

A política de segurança de Geraldo Alckmin reúne o pior dos mundos. Ela não respeita o direito dos indíviduos(Noticias de esquadrões da morte com policiais é comum) e não garante a segurança dos cidadãos, com direito a arrastões em edifícios.