Contra o Consenso: Bush estava errado
Google
 

mardi, mars 22, 2005

 

Bush estava errado

A onda agora são os comentáristas, em especial da Europa, especularem se Bush estaria certo ao invadir o Iraque, com uma suposta onda de democracia assolando o Oriente Média. Nada mais falso.

Em primeiro lugar, a tal onda de democracia é falsa. A Arábia Saudita precisaria inicialmente respeitar os direitos civis fundamentais antes de qualquer coisa para se falar em democracia, a retirada da Síria do Líbano não quer dizer tanta coisa assim nem a eleição de um governo que certamente não tem respaldo popular e muito menos será capaz de controlar o Iraque.

Em segundo lugar, mesmo que todo o Oriente Médio e todo norte da África estivessem realizando eleições, com sistema judiciário estabelecido e estado de direito sabe-se lá se isso compensaria o custo das dezenas de milhares de vidas de civis iraquianos, as mais de mil mortes de soldados americanos e as centenas de bilhões de dólares gastos dos suados impostos do contribuinte.

Terceiro, a democracia verdadeira não é uma concessão, é uma conquista popular. A quem cabe lutar por ela são os árabes, como os iranianos já estão fazendo. Interferências militares só ajudam a legitimar regimes atrozes.

Claro, há a piadinha de que se a invasão americana ao Iraque está trazendo democracia ao Oriente Médio alguém deveria invadir o México ou o Canadá para trazê-la aos Estados Unidos...