Contra o Consenso: A diferença entre os partidos políticos
Google
 

jeudi, mars 24, 2005

 

A diferença entre os partidos políticos

A grande diferença entre o Partido Republicano e o Partido Democrata nos EUA não é ideologia, não é tamanho do estado, são as suas bases de apoio. Quem paga pela campanha dos republicanos é basicamente a indústria pesada, a agricultura, a indústria petrolífera, a de armamentos, além da base fundamentalista cristã do sul(que os faz apoiar Israel). É uma indústria que não exige muitos investimentos em educação para ter mão de obra qualificada, não gosta de pagar encargos trabalhistas nem impostos e tem pavor de regulamentações ambientais. As bases de apoio dos democratas são os sindicatos, a indústria de filmes, as empresas de tecnologia. São empresas que exigem maior quantidade de gente qualificada, portanto de investimentos em educação, não quer regulamentações de classificações etárias para filmes. São muito ligados à comunidade judaica(Que os faz apoiar Israel também).

Bush seguiu a risca a cartilha. Não assinou o Protocolo de Kyoto, tem jogada regulamentações ambientais no lixo(Para agradar a indústria petrolífera), lançou-se em duas guerras para agradar a indústria armamentista, só faz retórica aos subsídios agrícolas, lançou uma série de subsídios e medidas protecionistas para favorecer os produtores de laranja da Flórida e os produtores de aço.

No Brasil não muda muito. O PT é ligado umbilicalmente com sindicatos e outros movimentos semelhantes(como ficou claro com a questão do Conselho Federal de Jornalismo, algo feito na mão para agradar os sindicatos de jornalistas, ou mesmo a condução da marca utilizada para promover o país no exterior, supervisionada pela Associação de Designers Gráficos), o PSDB e parte do PFL é ligado com as indústrias pesadas que surgiriam e cresceriam com as privatizações(Em especial empreiteiras como a Tejofram e concessionárias de rodovias). Mas em tese qualquer empresário brasileiro de porte sabe-se dar bem com quer que esteja no poder.

Partido que se interesse por ideologia, bem estar comum, pelo bem da nação? Só aquele formado pela Fada dos Dentes, pelo Papai Noel e pelo coelhinho da Páscoa.