Contra o Consenso: A Indústria do Desemprego
Google
 

mercredi, mars 23, 2005

 

A Indústria do Desemprego

Um negócio que tem ganhado muita força no Brasil recentemente é a Indústria do Desemprego. São as firmas e empresas que vivem exclusivamente de tentar vender um pouco de esperança a toda massa de desempregados que vive pelo país. Elas oferecem cursos de qualificação profissional, fazem recolocação, cursinhos para os famigerados concursos públicos. Duma certa forma é amendrontador ver como algo tão cruel e ruim como o desemprego sendo transformado numa forma de se ganhar dinheiro.

Com relação aos cursos, até que tenho que admitir que eles foram espertos, uma vez que eu mesmo previ o fim dos cursos de informática com a popularização do uso dos computadores. Mas a maioria dos cursos não oferece o uso de softwares mais complexos, que exigem técnicos caros para lecionar. Eles estão vendendo a idéia de que um curso merreca de inglês ou de digitação seriam de grande valia na hora de procurar emprego, o que nem sempre está próximo da realidade.

Existem as empresas de recolocação profissional, muitas conhecídissimas por praticamente extorquir fortunas de um desempregado, e claro, as firmas que vivem em torno dos concursos. Vendem apostilas, jornais, e claro, cursinhos para quem quer ser funcionário público.

Como os cursinhos pré-vestibulares, essa Indústria a rigor não gera nenhum benefício ao país e ainda é custosa a justamente a uma fatia enorme e desesperançosa de da população.

Talvez esse seja um dos melhores retratos da situação atual do Brasil.