Contra o Consenso: Rosinha e César
Google
 

mercredi, mars 23, 2005

 

Rosinha e César

Faz um três anos que não passo além de Queluz para avaliar a gestão da governadora fluminense Rosinha Garotinho e o prefeito César Maia. Mas pelo que tem chegado aqui eu só vejo os dois - César e Rosinha- reclamando do governo federal, que ninguém dá atenção ao Rio, enquanto eu, mesmo morando como paulista, sei de um monte de erros dentro da esfera dos dois. Campos dos Goitacazes e Macaé tem acessos péssimos por uma esburacada BR-101, o metrò do Rio cobre uma área minuscula da cidade, não existem terminais de integração de ônibus(Coisa que até cidade no interior têm) . A Rodoviária Novo Rio é definitivamente vergonhosa. Isso não é coisa do Lula.

Tanto César quanto os Garotinhos foram eleitos no primeiro turno(Pior, tem dominado a política na cidade e no estado há mais de dez anos!), o que é feito considerável pelas dimensões da cidade e do estado, e em especial pelas diferenças que existem em ambos. A impressão minha é que os dois usam o discurso velho de que Lula(Ou seja lá quem esteja no Planalto) ignora o Rio para poder se blindar das críticas, além de um certo bairrismo contra os paulistas. Pela facilidade que ambos vencem as eleições isso tem dado resultado.

A população poderia cobrar de Rosinha uma auto-estrada que interligasse o Rio a Campos, atraindo indústrias para o norte fluminense e melhorando o escoamento da produção do Estado para o Nordeste. A população poderia cobrar de Cesar Maia melhores soluções dentro do transporte coletivo e cobrar de ambos uma nova estação rodoviária, que diabos, é o cartão de visitas da cidade.

Mas, claro, é mais fácil colocar a culpa no governo federal ou nos paulistas. Todo mundo fala mal de Lula, todo mundo fala dos paulistas que eles se esquecem de falar mal do lindo prefeito e da graciosa governadora que eles têm.