Contra o Consenso: Ser de direita é ser imbecil
Google
 

jeudi, mars 03, 2005

 

Ser de direita é ser imbecil

Um papo que tem rolado entre certos círculos pseudo-conservadores é dos "eurabians", de que os europeus perderiam sua identidade com a imigração árabe dentro do continente. Pessoalmente, acho isso a maior bobagem que alguém poderia inventar.

Os "eurabians" são coisa antiga. Quando os mouros invadiram a península ibérica e atacaram boa parte do mediterrâneo, muitos deles acabariam se incorporando a população local ou mesmo casando-se com europeus(A história do Otelo do Shakespeare não era lá algo tão inusual na época). Por isso que muitos italianos, portugueses e espanhóis tem fisionomias bastantes próximas do árabe em geral. Indicios indicariam que Leonardo da Vinci teria sido ancestrais árabes, sabe-se bem que o principal discípulo de Velásquez era mouro, John Ruskin cita os sarracenos como os chefes de obras na construção das grandes obras de Veneza. Não a toa, os países que mais se destacaram na Renascença e nas Grandes Navegações eram países que tinham tido grande presença de árabes na formação de suas populações.

Os europeus tem perdido muitas empresas justamente porque é muito mais barato e prático abrir uma firma na Malásia ou no México que na Itália ou na França. Sabe-se que os imigrantes movimentam a economia, fazem trabalho braçal a baixo custo(Possibilitando que o engenheiro trabalhe), abrem empresas. Não a toa, a Flórida e a Califórnia, que recebem boa parte dos imigrantes hispânicos tem tido excelentes ritmos de crescimento enquanto outros estados que não são tão acolhedores com eles tem tido sofrido com estagnação econômica, uma vez que as indústrias tem se mudado para países com menor custo de mão de obra. Eu pessoalmente acho que aqueles que reclamam dos árabes deveriam fazer o trabalho que estes fazem, como construir pontes ou prédios. É o que eu acho dos paulistas que reclamam dos nordestinos.

Por fim, esse negócio de preservar identidade cultural é besteira - identidades culturais são coisas mutáveis. Hoje, celtas, fenicios e romanos não existem mais. Justamente por quê a troca de informações e cultura e as imigrações fazem com que as etnias e identidades vivam um permanente processo de mudança.

****

Outra idéia absurdamente idiota da direita brasileira são indíviduos que compram o Alcorão para provar que o livro incitaria ao ódio contra os cristãos. Ô, meu santo: e desde de quando a Bíblia da morte dos primogênitos é um livro de "paz"?