Contra o Consenso: Bin Laden e a Iniciativa privada
Google
 

mardi, avril 12, 2005

 

Bin Laden e a Iniciativa privada

Bin Laden era uma das peças-chaves da derrota soviética no Afeganistão em 1989. Nada mais que talvez o maior e melhor exército do mundo, o Exército Vermelho, que havia marchado sobre a Alemanha Nazista.

Em 2001, o grupo de Bin Laden consegue explodir o World Trade Center e parte do Pentágono, bem no coração dos EUA, isso após ter coordenado vários ataques contra um depósito militar na Arábia Saudita em 1996, ter explodido duas embaixadas americanas na África em 1998, no Quênia e na Nigéria, além de matado 16 marinheiros do USS Cole no Iêmen em 2000. Ele teria tido participação em vários outros ataques ao redor do mundo desde de então, em Madri, Bali e Turquia. Ele é caçado por forças de elite das Forças Armadas Americanas, pela CIA, pelo MI-6. Sem sucesso algum.

Bin Laden, é um astuto líder de uma organização privada, que tem há mais de vinte anos combatido as maiores agências de segurança estatais e exércitos do planeta. Ele tem levado a melhor em todas. A Al-Qaeda é uma eficiente máquina de guerra, uma corporação do terrorismo. Suas diversas células permitem ataques coordenados pelos quatro cantos do planeta e tornam uma utopia que ela seja destruída. Por outro lado, as agências governamentais de segurança não conseguem cruzar os dados a respeito do inimigo, trabalham de forma desorganizada e nem ao menos conseguem conhecer direito quem estão enfrentando.

Bin Laden é a prova de que organização privada pode ser muito eficiente que uma agência estatal. Um organização descentralizada é infinitamente superior que uma agência estatal excessivamente centralizada como a CIA ou o FBI.