Contra o Consenso: Caipirice
Google
 

samedi, avril 23, 2005

 

Caipirice

Eu fui um daqueles que xinguei o FHC quando este disse que o brasileiro era caipira, mas começo a achar que ele tinha razão. Exemplo, qualquer evento ou estabelecimento de grande que tenha algum tamanho imediatamente recebe a alcunha de "maior da América Latina", que acho o cúmulo da caipiragem. Afinal, a frase embute o pensamento que nossos colegas latino-americanos não são capazes de fazer nada grande, ao passo que nós, brasileiros, nunca conseguiríamos superar nem os europeus nem os norte-americanos.

É comum eu ouvir que a Anhanguera, a Bandeirantes ou, vejam só, a Via Lagos(!) são rodovias de primeiro mundo ou que ainda sejam uma das melhores do mundo. A Anhanguera pode ser uma via moderna para os anos 50, quando foi construída(a via tem uma quantidade bem alta de elevações e curvas, especialmente entre São Paulo e Campinas). A Via Lagos eu não pude conferir, mas pelo que eu li mal tem um canteiro dividindo as vias. E bem, eu pessoalmente duvido muito que se consiga fazer uma highway de grande porte apartir da duplicação de uma via simples antiga. Mesmo com um rio de dinheiro que Orestes Quércia gastou, a Dom Pedro é uma highway que ficaria devendo um pouco para os similares dos EUA e Alemanha. A Bandeirantes de fato é uma via relativamente moderna, apesar dos seus vinte e sete aninhos nas costas, mas ela ficaria próxima da média das autobahns alemãs, com vias na sua totalidade concretadas? Ou mesmo da média das vias duplas no Reino Unido ou na França?

Outra coisa que eu acho caipirice é a crença de que as brasileiras são as mulheres mais bonitas do mundo(O que não raro é contestado por quem viaja para o exterior). Tem sempre gente que reclama da falta de brasileiras no ranking da Maxim, da FHM e similares, mas eu nunca entendi colocar uma Aline Lemos(Quem?) na lista das mais sexies do mundo pela revista VIP e não a uruguaia Natalia Oreiro ou a argentina Yamila Diaz-Rahi.

Eu já me acostumei a ver muita favela e lugares bem tenebrosos aqui em São Paulo, então ainda não consegui levar a sério quem diz que o Estado seria de primeiro mundo se não tivesse que carregar o Brasil nas costas.

Eu também nunca entendi se é só uma hiperbóle carinhosa ou se é brincadeira quando eu leio cariocas dizendo que o Rio de Janeiro é a cidade mais bonita do mundo. Pelo que eu conheço, por mais bonito que seja o Rio, não é a cidade mais bonita nem do seu estado, quanto mais do mundo. Mas nunca compreendi se esse papo de cidade mais bonita do mundo é sério ou não.