Contra o Consenso: Então quer dizer que não precisamos de Estados?
Google
 

samedi, avril 09, 2005

 

Então quer dizer que não precisamos de Estados?

O movimento RioCidadeEstado conseguiu chegar a bela conclusão que separados os Estados da Guanabara e do Rio de Janeiro iriam ter maior integração que atualmente, quando são uma coisa só. O FAQ do tal movimento é um primor da novilíngua.

"2) Como ficam as economias dos dois estados? E os royalties do petróleo?

O Estado do Rio vive um bom momento ao norte e ao sul, com petróleo, indústria automobilística, siderurgia, Sepetiba etc., com pólos de desenvolvimento se desdobrando em cinco ou seis cidades. Tudo isso representa arrecadação extra; portanto, o Estado do Rio não terá problemas fiscais. A Cidade-Estado entraria em novo ciclo virtuoso, baseado em revalorização patrimonial e dos serviços, pólo de eventos, centro cultural e científico, distrito financeiro, centro de pesquisas avançadas. O Rio Cidade-Estado também caminharia com suas próprias pernas."


Eles não explicam porquê diabos a tal cidade estado entraria no tal ciclo virtuoso de uma outra unidade da federação, mais do que agora, como capital do Estado. Nem porque uma cidade-estado possibilitaria que os problemas históricos da cidade fossem solucionados. Pelo que o racíocinio que eles colocam, a gente não precisaria mais de estados. Cada cidade poderia simplesmente ser um unidade política com poderes de Estado. Teríamos o Estado de Campinas, de Uberaba, de Angra dos Reis, de Espírito Santo do Turvo. Daí sim cada cidade teria autonomia. Não precisaríamos de governador, beleza.

Tudo indica, claro, que ocorreria o contrário. Certas regiões seriam relegados ao esquecimento por não fazerem parte de nem um nem de outro estado, serviços utilizados basicamente por pessoas da Baixada nca capital seriam ainda mais sucateados, a cidade do Rio ficaria na prática isolada, dependendo de uma outra unidade da federação ou do Governo Federal com relação a suas vias de acesso.

P.S: O logotipo é a cara do movimento: um bando de caipiras que ficam eufóricos ao ver uma capivara, animalzinho que todo cafundó no Brasil têm(Existem várias capivaras na Marginal Tietê e na Marginal Pinheiros em São Paulo, bem na beira de uma avenida de grande movimento. Elas estão lá, muito bem, há anos. E nunca passou pela cabeça das autoridades ambientais em tirá-las de lá).

Em termos de humor involuntário, supera até a bola de cristal(?) que ostenta o logo do Fórum da Liberdade.