Contra o Consenso: Macromedia e Adobe
Google
 

mardi, avril 19, 2005

 

Macromedia e Adobe

Estaria a Adobe caminhando para ser a nova Microsoft? Um gigantesco monopólio odiado por todos? Afinal, a Microsoft costumava ser amada pelos nerds da computação até o Windows 95. O monopólio que a fabricante de um editor de fotos que se transformou em marca popular e no padrão para impressão juntando-se com o editor de HTML mais conhecido e o formato mais utilizado para animações e sites animados na web é algo no mínimo assustador.

Eu pessoalmente acho besteira você ficar idolatrando ou colocando sua felicidade num produto fabricado por uma empresa, já que aí você coloca uma porção muito importante na sua vida nas mãos das decisões de um grupo de executivos. Então, parte do fã-clube da Adobe, espero eu, vai se tocar da realidade. Adobe não é uma fundação de caridade - na verdade, é uma empresa, que cada vez mais tem adotado táticas agressivas de vendas. Não duvidaria dos males que esse monopolio poderia causar, ainda mais considerando os custos de se transferir de uma plataforma para outra considerando que o software em questão é caro e de díficil aprendizado.

Acredito eu que as duas empresas tenham percebido que não havia muito espaço para dotar seus softwares mais conhecidos(Photoshop, Illustrator, Flash) de novos recursos e assim fazer com que seus usuários gastassem mais dinheiro atualizando. Provavelmente irão desenvolver novas tecnologias e software para expandir o mercado, acredito eu.