Contra o Consenso: Mudança de Nome
Google
 

mercredi, avril 27, 2005

 

Mudança de Nome

"Una Pequena parte del mundo" é o nome do segundo álbum da banda espanhola Amaral, formada pelo simpático casal Eva Amaral e Juan Aguirre. Parecia adequado para o nome do blog, uma vez que era a banda favorita do seu autor. O problema é que eu decidi adicionar um blog ao meu site pessoal(Que é o que eu tenho tentado divulgar, inclusive em camisas), para tentar fidelizar o público e atrair visitas ao público, e acabei mandando a maioria dos meus posts mais pessoais e relacionados à música para lá. O resultado foi que o blog com nome de um disco de uma banda de rock romântico falando somente de assuntos mais pesados e sérios, com desenhinho meiguinho. Não combinava, decidi mudar.

O nome "Contra o Consenso" surgiu porque minhas posições políticas tendem a discordar do que a maioria das pessoas no Brasil pensam. Sou chamado de reacionário pela esquerda, de petista e esquerdinha pela direita. Talvez seja o fato das minhas posições misturaremm um pouco das minhas leituras da The Economist, de sites liberais como o Lew Rockwell ou o Marginal Revolution com sites mais progressistas, como a Z-Magazine e a Counterpunch. De qualquer forma, minha impressão é que há muito consenso dentro dos posicionamentos políticos do Brasil. O cara se diz de direita, xinga o Lula, reclama de impostos, de desarmamento, fala bem do Bush e xinga o Brasil. O cara se diz de esquerda, xinga o Lula também, reclama da pobreza, do imperialismo, dos ataques contra animais, xinga o Bush e reclama do Brasil. Há meio que uma mania no Brasil de todo mundo escolher posições muito cômodas, atacando sempre coisas abstratas. Fica sempre fácil falar em pedir "paz" ou ser contra o racismo, porque é preciso ser muito cretino demais para ser contra a paz abertamente ou ser a favor do racismo.

O consenso sempre faz as pessoas defenderem posições que são na verdade contra as coisas que elas dizem defender. Já vi gente defendendo Israel dizendo que os judeus seriam um povo perseguido, ao passo que reclamava do imperialismo americano(Israel recebe dez bilhões de dólares em ajuda direta dos Estados Unidos todo ano e é o principal aliado americano no mundo). Não raro vemos gente supostamente liberal defendendo o Golpe Militar de 1964, aquele dos grandes gastos militares ou ainda defendendo ardorosamente Bush, que pisa em cima de liberdades civis, mata iraquianos com a grana do contribuinte americano, além de criar e manter vários subsídios. Isso sem contar as pessoas progressistas e supostamente de esquerda defendendo uma idéia elitista e cretina como o Estado da Guanabara, que levaria muita gente pobre da Baixada e da periferia do Rio de Janeiro a terem piores acessos à vários serviços públicos. Também quero trazer fatos e coisas que vejo nas ruas ao invés de só despejar dados dos jornais.

A blogosfera brasileira tem amadurecido, com muita gente boa colocando pensamentos e idéias no ar ao invés de reflexões sobre comida e coisas afins. Quero tentar participar disso.