Contra o Consenso: Não irei mais falar da Guanabara
Google
 

mardi, avril 19, 2005

 

Não irei mais falar da Guanabara

Não irei mais falar do pretenso movimento guanabarista porque esse não é blog de humor. E a única coisa que a idéia se encaixa é nisso. Eu não sou jurista nem estudei a Constituição Federal, mas haveriam os riscos do dito estado ter um governador e um prefeito, o que seria aí sim uma sobreposição de poderes. Ninguém falou em como seria o transporte de pessoas entre a capital e a Baixada Fluminense, que seria interestadual, ou ainda de como ficariam a polícia, restritas a atuarem dentro de uma cidade só.

A idéia da capital como sendo um mundinho a parte afunda como um barquinho de papel. Machado de Assis escreveu as "Crõnicas Fluminenses", não as "Crônicas Cariocas", como vêm sido lembrado internet afora. Diabos, o sistema ferroviário do Estado sempre teve a cidade do Rio como centro.

Então, não falarei mais nesse movimento que busca por um plebiscito idiota que dificilmente seria aprovado, já que ao que parece a maioria dos cariocas são contra a idéia(E ainda insistem em gastar dinheiro com essa merda). Que o Arnaldo Jabor continue falando nisso, já que todo desliga o rádio quando ele começa a falar na CBN. Idem para aquela maluca que só fala de capivaras.

E fico feliz que existam vários fluminenses, do interior e da capital, que entendam de fato toda a grandeza do seu Estado. São estes que darão um rumo ao Rio.