Contra o Consenso: O Corredor de Exportação de Geraldo Alckmin
Google
 

mercredi, avril 27, 2005

 

O Corredor de Exportação de Geraldo Alckmin

Geraldo Alckmin tem tentado chamar a atenção para os melhorias feitas pelas concessionárias nas rodovias, já que não tem nenhuma obra importante para ser inaugurada até 2006. O problema, como eu digo, é que os moradores não são consultados se preferem que determinada rodovia seja concedida e tenha pedágios altos, ainda mais quando ela é praticamente a única via de saída de uma cidade, caso de Indaiatuba com a Santos Dumont ou de Cabreúva com a Dom Gabriel Couto.

Ele também inventou o pomposo nome de "Corredor de Exportação" para o nome da concessão conjunta da "Ayrton Senna-Carvalho Pinto(São Paulo-Taubaté), Dom Pedro I(Campinas-Jacareí) e Tamoios(São José dos Campos-Caraguatatuba). O plano é usar o pedágio dos três sistemas para pagar a duplicação de uma(A Tamoios, principal via de acesso ao litoral norte paulista). Eu tenho minhas restrições, já que ela é injusta(Muitos que pagarão pela obra dificilmente a usarão) e fora dos feriados não há a menor necessidade da obra, que além de tudo tende a incentivar que os motoristas usem outras vias que também fazem acesso ao litoral norte paulista, como a Oswaldo Cruz(Taubaté-Ubatuba) e a Mogi-Bertioga.

Para piorar, não entendo quem, fora do Cone Leste paulista, que iria utilizar a rodovia para chegar ao porto e exportar, já que o a distância da maioria das regiões industriais do Estado para o Porto de São Sebastião é bem maior que do porto de Santos(O detalhe que para se exportar o uso do frete mais barato das ferrovias se torna essencial para competir lá fora passou em altas nuvens).

Traduzindo: corredor de exportação quer dizer "Vamos aumentar os pedágios".