Contra o Consenso: O mundo gira V
Google
 

mercredi, avril 27, 2005

 

O mundo gira V

Brasília de fato é o sonho de qualquer político. No meio do nada, longe das pressões da população. Só ela para permitir que Condoleezza Rice passseie tranquilamente, alegre e feliz pelo Brasil, sem ter que aturar protesto político algum. Já pensou ela passeando por São Paulo, Rio de Janeiro ou Porto Alegre?

***

Ainda não sei se Lula de fato errou ao falar que os juros não impedem o crescimento do país. Por mais que os juros no Brasil sejam uma perversão pornográfica- são altos para quem pede empréstimo, baixos para quem deixa o dinheiro na poupança- não acho que eles sejam o problema.

Há vários outros problemas que de fato bloqueiam o crescimento do país, como uma infra-estrutura ruim, uma estrutura logística equivocada(Baseada principalmente em rodovias esburacadas e com engenharia pré-anos 1940, ao invés de ferrovias e hidrovias), um sistema tributário injusto e claro, uma burocracia desumana. Nesse cenário, creio eu, os juros se tornam um fator menor.

***

Doutor Hélio, prefeito de Campinas, pode claramente se tornar uma terceira força política dentro do Estado de São Paulo, agregando tanto conservadores quanto socialistas que se opõe a Geraldo Alckmin(Que tende a ser relacionado com pedágios, um fator primordial num estado como São Paulo e a progressão continuada na educação, que desagrada ambos os lados) e ao PT. Ele tem um certo carisma, e assim como Lula sabe falar daquele jeitão simples que o povão gosta. Tem investido em obras de porte e propaganda desde do início do mandato.

Se ele pode encarar futuramente um mandato como governador, bem, vamos ver.