Contra o Consenso: Populismo
Google
 

dimanche, avril 24, 2005

 

Populismo

Há uma idéia em certas pessoas do Rio de Janeiro de relacionar o populismo a comunidades pobres. Acho um tanto que falsa a afirmação.

Existe muito populismo entre os políticos em municípios com bom padrão de vida. O que mais o interior de São Paulo tem são cidades que parecem cartão postal, co políticos demagogos que dominam a vida política da cidade há mais de vinte anos. A região de Bragança Paulista e Atibaia é dominada politicamente pela Família Chedid há anos, com uma política bastante assistencialista. E são duas cidades muito bonitas, sem tantas favelas, com direito até a laguinho no centro da cidade, igrejinhas, são cidades maravilhosas. A maioria das cidades do interior paulista se vale a rodo de políticas assistencialistas. E são muitas vezes cidades ricas e prósperas.

Claro, o assitencialismo tende se beneficiar de populações carentes e com problemas de alfabetização, fazendo caridade com dinheiro do contribuinte. Mas ele também se alimenta da culpa de uma classe média pouca disposta a investir em caridade, deixando essa função para o Estado.

E também vale frisar que esse tipo de política não é privilégio dos Garotinho. Até que ponto César Maia não é um político populismo e demagogo, com seus factóides, obras públicas de grande porte e capaz de querer vender a idéia do Exército como solução mágica para a criminalidade?