Contra o Consenso: Proteja sua privacidade
Google
 

jeudi, avril 28, 2005

 

Proteja sua privacidade

Hoje me passaram dois links de fotos de uma festa, curiosamente de um mesmo portal de Sorocaba, interior paulista. Tirava-se sarro do jeito que a anfitriã, nos dois casos, aparecia com o mesmissimo sorriso em todas as fotos.

Nos últimos meses, assistimos à uma invasão de narcisismo dentro da internet brasileira, com pessoas exibindo fotos íntimas ou pessoais dentro da internet. Surgia um fenômeno curioso, de jovens, muitas delas menores de idade, mostrando fotos de bíquini, em fotos muitas vezes manipuladas digitalmente. Legalmente, nem sei se é legal alguém manter fotos de menores no seu computador. E sei lá como muitos pais reagiriam ao ver suas filhas em papéis como esse.

O problema é que o pessoal está se esquecendo que a internet é um espaço público e certas informações são coisa pessoal. Uma foto em mãos de algum desafeto pode ser alvo de fotomontagens nada agradáveis ou ainda das perversas clonagens, com gente facilmente passando por outra pessoa em redes de contato virtual. Isso é mais dificil de ser combatido virtualmente e judicialmente que parece(Uma vez em redes peer-to-peer, não forma de se tirar da rede uma determinada foto). Uma clonagem pode tirar seu emprego, arrasar reputações e destruir amizades ou namoros. Pode ser tanto um ex-namorado quando aquele chato xexelento que queria te namorar. Qualquer um tendo informações e fotos pessoais na mão pode fazer.

Então, por mais que se incentive, não coloque fotos suas na rede, nem dados pessoais. Peça a quem tiver fotos suas que não coloque na rede. Isso é tão privativo quanto morar numa casa de paredes invisíveis.