Contra o Consenso: Cópia autenticada e firma reconhecida
Google
 

mardi, mai 31, 2005

 

Cópia autenticada e firma reconhecida

Um inimigo que os liberais brasileiros deveriam dar mais atenção é a burocracia. Ela muitas vezes é tão prejudicial à economia quanto altos impostos, e é muito mais fácil de ser combatida. Diminuir imposto é sempre complicado por quê ninguém quer ceder verba, mas burocracia só favorece cartório.

Exemplo: firma reconhecida e cópia autenticada. Não bastasse você ter que provar que não está fraudando um documento toda vez que dá entrada com um processo na Receita Federal(O que é absurdo), cada vez mais o processo por trás disso torna-se mais complexo. Agora, além de autenticar cópias de documentos, exigem um carimbo de quem copiou na parte de trás da folha e cada vez mais o grau de exigência de uma assinatura frente ao seu cartão de assinatura num cartório é cada vez maior. É um tal de ir atrás de tal cartório porque só tal cartório tem assinatura de Joãozinho, ou de correr atrás da Mariazinha porque sua assinatura mudou um tracinho e não é reconhecida pelo cartoriozinho bonitinho.

É uma coisa sem sentido: há uma diferençazinha entre a assinatura de contrato e lá vai o pessoal atrás de assinatura de sócio tal, as vezes em outra cidade, sendo que as vezes o cara está longe de uma máquina de fez. Isso sem contar o custo. Não seria relativamente simples eliminar dentro das instituiçoes públicas a exigência dessas duas palavras? É um teatrinho de mau-gosto, e facilmente evitável.