Contra o Consenso: A democracia em alta
Google
 

lundi, mai 16, 2005

 

A democracia em alta

Cerca de quinhentos manifestantes teriam sido fuzilados por soldados no Uzbequistão, parceiro de Bush na Guerra ao Terrorismo, país que ainda tem uma base militar americana. Lembra-se de quando você leu em jornais e revistas de que a democracia florescia no Oriente Médio porque a Síria estava retirando uns soldados do Líbano, que a invasão ao Iraque tinha produzido resultados? Então.

A maioria dos analistas sempre criticou a retórica de Bush em trazer democracia ao Oriente Médio porquê os americanos seriam aliados fortes de dos piores regimes da região. A Arábia Saudita têm uma interpretação tão violenta da religião que mesmo muçulmanos tendem a criticá-la. O Egito é governado pelo mesmo cara, Hosni Mubarak, com mão de ferro, desde do ano em que eu nasci. O ocorrido no Uzbequistão é mais um exemplo da retórica vazia de Bush.

Afinal, o presidente Karimov, que governa o país desde do fim da URSS, massacrou seu próprio povo, assim como Saddam. A resposta da Casa Branca frente à carnificina do seu amiguinho foi de um cinismo gigantesco:

"Temos grandes preocupações com os direitos humanos, mas estamos preocupados com o aumento da violência, em especial por parte de alguns membros de uma organização terrorista que foram libertados. E pedimos um pouco de controle ao governo e aos manifestantes. O povo do Uzbequistão quer um governo mais representativo e democratico, mas isso deve vir por meios pacíficos, não por meio da violência.
E essa é nossa mensagem."

Ainda não acredito que tenham acreditado naquele papo de trazer democracia ao Oriente Médio.