Contra o Consenso: Eu estava lá
Google
 

vendredi, mai 06, 2005

 

Eu estava lá


Estação de Campinas, com vigas caindo antes da
visita do Presidente Lula. Uma semana depois tudo
estaria impecável.
Originally uploaded by Andre Kenji.
Hoje, fui ver a tal assinatura do contrato da reestruturação da Brasil Ferrovias em Campinas. O evento era fechado, o que eu achei ridiculo, já que o povo ficou na porta vendo aquela pataquoada pelo telão(*Todos* os discursos foram hipócritas e falsos ao extremo, com direito a vários erros de português. Aquele Alfredo Nascimento dos Transportes é uma porta).

Entenda a democracia, crianças: lá dentro estavam vários ministros, governadores(Inclusive de São Paulo), o Presidente da República. Mas eles estavam bloqueados do contato com o povo pela SS, digo, Guarda Municipal(A de Campinas é especialmente truculenta). Tinha manifestante, , mas tinha muito fã do Lula que não pode ver o cara. Ora, se a BF quisesse fazer um evento fechado assim que fizesse em Boa Vista ou melhor ainda, em Aparecida do Taboado. Seria mais apropriado, já que só a MRS usa aquele trecho.

O mais legal é que dá para ver as diferenças já que reformaram a estação para receber o presidente. Veja a foto ao lado: é de uma locomotiva da Santa Fé americana no mesmo local, semana passada. A BF até colocou vagões por lá, como há muito tempo nao via. Foi o maior teatinho que eu já vi.

Queria ver o trem do Expresso do Pantanal, mas eu só consegui fotografar de longe, dentro do estacionamento, a noitinha. Perdi a chance de bobeira quando o trem vinha. Vai demorar um tempo para revelar o filme. O trem me pareceu bem mais confortável que a média, inclusive que da Vale, mas não é uma composição muito longa. Devem dar um, dois vagões de passageiros. Um funcionário da Ferroban me disse que estavam planejando uns vinte desses trens, inclusive para São Paulo. Não sei se devo acreditar, para mim o tal trem é mais para fazer média com o presidente(Inclusive, me informaram que o trem não terá carro-restaurante para percorrer mais de quatrocentos quilômetros dentro do Pantanal..).