Contra o Consenso: Fotografias e a liberdade
Google
 

dimanche, mai 22, 2005

 

Fotografias e a liberdade


Foto tirada clandestinamente da estação
de Francisco Morato da CPTM

Originally uploaded by Andre Kenji.
Há uma boa frota de locomotivas da antiga FEPASA apodrecendo num antigo depósito em Jundiaí. São um material histórico importantíssimo, que está sendo perdido, sem uma devida documentação ou pesquisa. A prefeitura de Jundiaí, que administra o local, proíbe terminantemente que se proíba que se tire fotografias. Todas as tentativas de entidades como a ABPF e outros particulares de preservar material assim são sempre muito dificultosas. Veja bem, o Estado, no caso, além de não preservar e pesquisar o material, proíbe que o cidadão o faça.

Não entendo ao certo a probição em grande parte das instituições públicas brasileiras de se fotografar. Em vários museus, como no Museu Republicano de Itu, isso é proibido, assim como dentro dos trens do Metrô e da CPTM. São tipos de proibição que eu não entendo: mesmo no Louvre de Paris só os flashes são proibidos. Ainda mais que se paga entrada, em locais não raro sustentados pelos impostos do cidadão.

Se o Estado proíbe seus cidadãos de fazerem uma coisa simples como fotografar uma estação de metrô, é um sinal de que ele não titubea em coibir a liberdade dos cidadãos de forma muito mais séria.