Contra o Consenso: Mudanças
Google
 

lundi, mai 16, 2005

 

Mudanças

Mais uma vez, uma pequena mudança de nome. Passa-se o nome para o plural. A razão, além do nome de livro de um certo jornalista, é por quê há uma crença forte dentro da chamada "direita" brasileira de que o consenso é uma prática comum apenas â esquerda. Não nego as opiniões comuns dentro da esquerda brasileira(Algumas que acho fora da realidade, seja no tocante a gratuidade dentro das universidades públicas como a questão da opressão do "capitalismo", que poucos explicam o que isso significaria), mas a direita, livre do consenso?

A maioria dos direitistas sempre citam os mesmos caras: Paulo Francis, Gustavo Corção, Roberto Campos. É meio raro falarem de Paul Johnson, Gilberto Freye ou Bernard Lewis. Temos xingamentos à Lula(embora, raras vezes críticas embasadas), à Chavez. a Fidel. A maioria reclama das mesmas coisas, de um suposto senso de domínio da esquerda dentro da mídia - como se os donos de jornais deixassem seu investimento ao deus dará. Outros falam no tal Foro de São Paulo. o fórum supersecreto que publica suas atas na internet e que conseguiu a façanha de unir toda a esquerda da América Latina(Como Charles Featherstone notou, esquerdistas são incapazes de fazer uma reunião, quanto mais de dominar o mundo). Há também os choramingos por quê a "esquerda" fala mal de Paulo Francis ou Olavo de Carvalho, como uma adolescente brava quando falam do cantorzinho da moda(Detalhe, esses caras sempre falam mal não dos escritores favoritos da esquerda, mas filosófos clássicos como Kant e Hegel). Isso sem contar o puxa-saquismo pelos EUA, que culturalmente tem muito pouca relação com Brasil(A não ser os imigrantes que foram para Americana, em São Paulo, ou pela quantidade de italianos na sua formação. Ou talvez pela ignorância dos seus habitantes com relação ao mundo).

Então, não há um consenso. Há vários. A maioria importada pronta dos EUA, outros não. Há a turma que idolatra o MST, outros que demonizam. Alguns falam mal do PT, outros defendem o PT. Outros defendem a Igreja Católica, outros atacam. Mas não deixa de ser uma espécie de consenso generalizado entre grupos.

De qualquer forma, é sempre legal ser do contra.

***

Também há sistema de comentários novo e uma leve mudança de template.