Contra o Consenso: O estuprador da floresta tropical
Google
 

jeudi, mai 19, 2005

 

O estuprador da floresta tropical

O The Independent, de Londrez na edição desta sexta, publica um artigo sobre a devastação da floresta tropical em Mato Grosso. Eu gosto do jornal, apesar daquele artigo sobre a violência do Rio ter sido bastante exagerada.

Agora o alvo é Blairo Maggi, governador do Mato Grosso, apresentado aos leitores como o "homem por trás do estupro da Floresta Tropical". Trechos relevantes:

É duro. É quase inacreditável. Mas a destruição cruel da floresta amazônia continua ocorrendo numa escala bastante veloz, como novos números revelam - e hoje revelamos o homem que mais que nenhum outro representa as forças fazendo isso ocorrer.

Ele é Blairo Maggi, o milionário fazendeiro e político descompromissado chefiando o boom brasileiro na produção de soja. Ele é conhecido no Brasil cpmo o Rei da Soja.

Ambientalistas brasileiros o chamam de outra coisa - O Rei do Desmatamento. Para o boom da soja, alimentar uma aparentemente insaciável vontade do mercado mundial por grãos de soja como alimentação da soja é agora o maior motivador da destruição da floresta.

Números mostram que no último ano a taxa de devastação na Amazônia era a segunda maior registrada quando o boom da soja completa seu terceiro ano. Uma área de mais de 10 mil milhas quadradas - uma área quase do tamanho da Bélgica, com metade da destruição, aonde Mr. Maggi, cujo o Grupo Maggi é o maior produtor mundial de soja, é o govenador.

Mr. Maggi não derrama lágrimas pelas árvores perdidas. Em 2003, seu primeiro ano como governador, a taxa de desmatamento no Mato Grosso mais que dobrou.

Numa entrevista ano passado, ele disse: "Para mim, um aumento de 40% no desmatamento não significa nada; não sinto a menor culpa pelo que estamos fazendo aqui. Estamos falando de uma área maior que a Europa toda e que foi muito pouco explorada. Não há razão para se preocupar".

Muitas pessoas discordam. A sobrevivência da Amazônia, que cobre uma área de mais de 4,1 milhões de quilômetros e cobre metade da área do Brasil pode ser a chave para a sobrevivência do planeta. A floresta é as vezes chamada de pulmão do mundo, uma vez que suas árvores produzem muito do oxigênio do planeta. Acredita-se que vinte por cento já tenha sido destruída para produção de madeira(legal e ilegalmente) e para a criação de gado. Mas o boom da soja ampliou dramaticamente o ritmo da destruição.

Tudo começou com a crise do BSE(Mal da Vaca Louca) no Reino Unido, quando a ração dada ao gado se tornou matéria de grande preocupação publica. Criadores de gado do mundo inteiro mudaram para a soja como uma fonte irrepreensível.

O boom foi intensificado pelo fato do Brasil - em contraste com os EUA e a Argentina - não utilizam os transgênicos na sua agricultura, então, quando a maioria dos países europeus escolheram pelo seu banimento, o Brasil que foi escolhido como fornecedor de soja. A Europa importa agora 65% da sua soja do Brasil. Um maior ímpeto para o boom vêm da China, cuja a classe média emergente quer comer mais e mais carne- então a demanda por ração está aumentando.

O boom da soja está sendo criticado duramente pelos ambientalistas." Está transformando a floresta tropical em ração de gado. É inaceitável" diz John Sauven, chefe da campanha para florestas tropicais do Greenpeace no Reino Unido.

Primeiramente apareceu nos indices de desmatamento dem 2003, quando após oito anos de queda ou estabilidade, a taxa de destruição aumento 40% em um único ano, 18,170 km2 para 25,500 km2.


Uma vez que taxa permaneceu no seu novo alto nível, com 24,597 km2 cortados no ano sequinte, e como os indices mostrando ontem pelo Ministério do Meio Ambiente mostram, apartir de fotos de satélite e outras informações, nada mais 26,130 km2 foram cortados nos doze últimos meses anteriores à 2004. Este é um aumento de 6% em relação ao ano anterior e causou imensa tristeza, uma vez que o governo do Presidente Luis Inácio Lula da Silva adotou um plano ano passado de proteger a Amazônia. A Ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, que é da Amazônia, no Estado do Acred, disse que os números são altos, mas que o país iria trabalhar de forma estruturada, com ação prolongada e efetiva, envolvendo todos os setores."

(...)

Há também um artigo comentando sobre o fato de Lula estar dividido entre a preservação e devastação, uma vez que as principais indústrias exportadoras seriam as principais poluidores, em especial no tocante à mineração e à exportação de soja. Ao contrário do artigo sobre o Rio, este aparece em destaque no site do jornal(Deve ser a manchete da edição impressa). Resta saber como será a reação não só do governo do Mato Grosso(Espero que este site não seja processado por publicar trechos do artigo) como dos consumidores da soja brasileira. A Burger King quase foi à falência quando descobriram que a carne do seu gado provinha de pastagens formadas apartir da destruição de florestas tropicais. Não é muito legal para a imagem do governo, ainda mais considerando a importância da soja na economia atualmente.