Contra o Consenso: O Proer Ferroviário de Lula
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samedi, mai 14, 2005

 

O Proer Ferroviário de Lula

O projeto de reestruturação da Brasil Ferrovias por parte de Lula é meio semelhante ao Proer de FHC. É um dinheiro que acaba privilegiando uma gestão particularmente ineficiente, e bem, além de ser dinheiro do Estado para empresas. Mas infelizmente necessário. Fernando Henrique poderia ter visto um verdadeiro caos generalizado no sistema financeiro se tivesse permitido que um Bamerindus ou um Nacional quebrassem e deixassem seus correntistas à míngua. Já, a Brasil Ferrovias é a principal via de escoamento de soja e outros produtos para exportação e dificilmente nossa soja seria competitiva no mercado externo sem ela. A grana que o BNDES vai gastar para reestruturar a firma é provavelmente maior que a que seria gasta com subsídios se as ferrovias envolvidas tivessem permanecido estatizadas. Aí com transporte de passageiros e o uso de ramais menores e menos lucrativos.

A dúvida é se a empresa de fato consegue a sua independência financeira após a reestruturação e se os importantes corredores da companhia conseguirão atender não só os produtores de soja, mas as indústrias do interior paulista. Elias Negri, ex-FCA, parece estar conseguindo mudar a cultura administrativa da empresa, mas os problemas tanto da Ferroban quanto da Novoeste são tantos que fica difícil de acreditar. Acho que o Trem do Pantanal, um dos troféus da empresa até então é mais para fazer charminho para o presidente. Por outro lado, ramais que estavam sem uso há vários anos(Bauru-Panorama, Araraquara-Colômbia e Campo Grande-Ponta Porã) serão reformados, para voltarem a ser utilizados. Os dois primeiros chegam até o Rio Grande e Paraná respectivamente, o terceiro atinge o Rio Paraguai. O trecho entre as estações de Boa Vista(Campinas) e Jundiaí será reformado, aumentando a velocidade no trecho(utilizado pela MRS) e diminuindo o triste histórico de acidentes. A ANTT estabeleceu direito de passagem no trecho da MRS que dá acesso ao porto de Santos, garantindo tanto a FCA quanto a ALL o acesso ao maior porto do país, com a construção de um terceiro trilho no trecho. A MRS, claro, está reclamando, uma vez que isso é menos compensador a ela. Que querendo ou não, gastou um bom dinheiro reformando o trecho.

De qualquer forma, pode não parecer, mas se tudo correr bem dentro da Brasil Ferrovias, Lula se livra de um dos seus piores problemas.