Contra o Consenso: Pelo fim das Festas Juninas
Google
 

vendredi, mai 27, 2005

 

Pelo fim das Festas Juninas

Uma coisa que pouca gente consegue explicar é o motivo pelo qual chega maio e as escolas, por boa parte do país, mesmo no meio do Tatuapé, do Centro de São Paulo ou de outros locais aonde a maioria dos alunos nunca viram uma vaca na vida precisam parar tudo para ensaiar para festa junina. Festa Junina é festa religiosa, o que vai contra o Estado e o ensino laico. Pior, como é uma festa dedicada a celebrar três santos católicos ofende profundamente o público evangélico, que é uma parte considerável dos pais de filhos que estudam na escola pública. É uma dança metódica, que as crianças consideram maçante, há a questão de fazer parzinho(Que criança tende a não gostar, além de como invariavelmente existem mais meninas que meninas aparecem as meninas, geralmente as mais quietas, com roupa de menino).

Pedagogicamente ninguém consegue justificar direito a coisa. Os programas de Arte recomendam trabalhos de dança mais soltos, os de Educação Física dizem que essa não é tarefa de um programa de educação física. Além do mais, o tempo gasto com os ensaios poderia ser gasto com matérias como Matemática. O tempo que essas festas roubam costumam fazer muita falta sim.

Quem quer ver o filho dançando danças mais específicas que coloque-o numa escola de dança. A função da dança dentro da escola é outra. Festa Junina não é função da escola. D

***

O que muitas vezes justifica as festas é de que a APM, a Associação de Pais e Mestres da Escola, pública, precisa de verba. O que eu acho uma afronta: escola é para ser guiada por princípios educacionais, não por busca de verba. Além do mais, pais já pagam uma fortuna em impostos, não precisam patrocinar APMs. É muita cara de pau do governo, que muitas vezes não envia verba esperando que a escola arrecade dinheiro com os pais.

Há outro detalhe: há uma suspeita generalizada entre muitos professores da rede estadual de má-gestão e desvio de verba(Até porque as entradas desse tipo de conta são dificeis de rastrear). Uma ex-colega professora disse acreditar que nenhuma escola ficava sem ter irregularidades. Eu tendo a endossar a opinião dela.

Então, se você têm filhos na rede pública, não permita que eles participem de festas juninas. E não pague o carnê da APM.