Contra o Consenso: Primeira Leitura e Mídia sem Máscara
Google
 

mardi, mai 10, 2005

 

Primeira Leitura e Mídia sem Máscara

Eu não sei se deveria comentar a entrevista de Reinaldo Azevedo, editor da Primeira Leitura(Antes que o leitor pergunte, é uma revista de política, não é nada de comer nem revista de mulher pelada) ao Midia Sem Máscara(Ao leitor masoquista, aqui e aqui). Afinal, isso aqui não é um blog de humor e nem a Primeira Leitura nem o Mídia Sem Máscara tem alguma relevância. O primeiro até que era uma revista com um certo público concentrado, mas ficaria mais famosa pela sua prepotência(Segundo o que se diz na rede, era a única revista que tinha um "Acertamos" ao invés de um "Erramos") que pela qualidade editorial(Eu não falo nada de uma revista sem ilustrador, que por isso utiliza reproduções de quadros antigos para "ilustrar" a matéria). Já o que falar de um site que publica artigos defendendo o valor estético da música Britney Spears e Jennifer Lopez porque ambas seriam republicanas? Ou que publica artigos defendendo a semi-escravidão no campo?

Vamos lá:

* Azevedo tenta negar a afirmação de que a Primeira Leitura seria uma revista tucana, afirmando que seria coisa de petistas, uma vez que a revista seria crítica implacável ao petismo. Ele só não rebate o fato da revista ter dado um espaço bastante grande para políticos do PSDB(Inclusive na capa) e pelo fato de muitos conservadores não favoráveis ao PT fazerem a mesma acusação.

* Aliás, Azevedo cita sua amizade com Raul Jungmann, não só um dos principais ministros de FHC como também membro do PPS, que participa do Foro de São Paulo. Curioso que Azevedo parece elogiar o PPS ao passo que fala no tal Foro ao mesmo tempo.

*Azevedo vêm de novo com o trololó de "totalitarismo" do PT. Acho que o problema do PT é justamente o contrário: ele é tão suscetível a pressões externas que toda hora inventa um projeto, que não agrada a algum grupo e cancela. Tenta agradar tanta gente que não chega a lugar algum.

Totalitário é governo do PSDB em São Paulo, que usa de torto e direito a polícia para espancar manifestante.

* Curioso como as perguntas são repetitivas.

* Curioso a forma com que o entrevistador e Azevedo se enroscam para falar sobre a "direita", sem chegar a lugar algum.

* Ambos os dois se esquecem, ao falar de Bush, que ele tem sido alvo de críticas mundo afora por seus erros no Iraque(quem foi a favor da invasão tende a vê-la como mal-executada), pelo seu déficit nas contas públicas, pela agressão à vários direitos individuais, pelo aumento do Estado, inclusive de conservadores como a revista inglesa The Economist, Lleywin Rockwell Jr.(Os dois falam como se os libertarians, os liberais de direita dos EUA, não tivessem se oposto à Guerra e a Bus com veemência) e republicanos como Ron Paul e Pat Buchanan.

*O mais interessante é a última pergunta, quando o entrevistador lança a mesma questão idiota de censura editorial pela não publicação de best-sellers de "direita" como os da Ann Coulter e do David Horowitz aqui no Brasil. Censura é uma ação estatal de controle da imprensa, e ora bolas, elas decidem o que publicar já que são empresas privadas. Além do quê, mercado, m-e-r-c-a-d-o. Em nome de Freya, quem, mas QUEM compraria um livro da Ann Coulter, que se prende ao contexto político americano, no Brasil?

Se o Mídia sem Máscara faz questão de que se gaste papel publicando essas merdas no Brasil que eles mesmos o façam.