Contra o Consenso: Seção de Cartas II
Google
 

dimanche, mai 01, 2005

 

Seção de Cartas II

Renato Drummond comenta do caso da moça de Sorocaba acusada de ser de plástico.

Parece existir uma necessidade insaciável de rir do "diferente" e do "estranho".


Isso me lembra uma comunidade do orkut contra gente feia, eles sacaneavam uma garota. Aí depois foi descoberto que ela tinha passado por uma série de problemas de saúde e que por isso tinha ficado daquele jeito.

Para essas pessoas não existe limite para o humor, não importa a quem se agrida ou ofenda.

Concordo plenamente. É um humor de mau-gosto, esteticamente perverso. É uma piada absurdamente sem graça. Mesmo que fosse só uma piada não teria tanta graça. Assim como boa parte das insípidas fotomontagens com o Rubinho Barrichello que circulam rede afora.

O problema no caso é que cada um tem sua vidinha pessoal, sua privacidade. Que foi aqui violentamente desrespeitado, como um soco no estômago de praticamente uma criança, com sua personalidade em formação. Não é uma mega-corporação nem ator famoso. É uma adolescente, caramba. Não só do ponto de vista legal essa brincadeira toda afronta o Estatuto da Criança e do Adolescente, assim como a Constituição Federal em vários pontos, como moralmente é uma invasão de privacidade inaceitável(Os cretinos que fizeram fotomontagens e wallpapers podem - e espero do fundo do meu coração que sim- tomar um belo processo judicial).

Assim como no caso das fotos da festa organizada pelo FGV(que foi a coisa mais bizarra, com gente montando sites distribuindo as fotos das moças num momento íntimo, chamando-as de termos de baixo calão, como se elas tivessem alguma obrigação moral com elas) e do caso Ruth Lemos, as pessoas quiseram passar pelos direitos à privacidade e de uso da imagem das pessoas como se isso não existisse, para um humor de baixo nível.

O pior do Brasil é o brasileiro, francamente.