Contra o Consenso: Sou contra a CPI
Google
 

vendredi, mai 27, 2005

 

Sou contra a CPI

Eu sou contra a CPI dos Correios. Não por causa de Lula, mas por quê a única coisa que CPI serve é torrar a paciência de quem acompanha o noticiário político. Investigação, apuração é coisa da Polícia Federal, do Ministério Público, do Judiciário. Não a toa, funções bem pagas e de formação exigente na maioria dos casos. Deputados e senadores tem formações que muitas vezes nem chegam ao ensino superior. Ademais, são funções técnicas, não políticas.

A CPI da Prostituição Infantil esteve longe de acabar com a exploração sexual de meninos e meninas no Brasil. O máximo que serviu foi de palanque para a deputada Maria do Rosário(PT-RS). A CPI do Banestado virou um circo, em que investigava de tudo, do Caso Waldomiro aos desvios de verba de Paulo Maluf(O que aquilo investigava mesmo?). Quem viu a cena em que o presidente da CPI, senador Antero Paes de Barros(PSDB-MT), pede a prisão de Celso Pitta sabe que o cara não tinha preparo para presidir investigação alguma.

Lula e FHC tem razão ao quererem bloquear CPIs quando estão no poder e em incentivá-las quando estão na oposição. Tradicionalmente, no Brasil, a lentidão do Legislativo costuma ser uma grande pedra no sapato do Executivo. Quando há CPIs então, roubando atenções, essa pedra costuma aumentar.

Se CPI fosse solução, que se instituísse a CPI da Pouca Vergonha e estava tudo resolvido.