Contra o Consenso: A tal onda de democracia no Oriente Médio
Google
 

samedi, mai 28, 2005

 

A tal onda de democracia no Oriente Médio

O governo do Egito, que recebe mais dinheiro dos EUA que estes gastam com a Amtrak, o sistema de transporte ferroviário que corta o país, deu uma boa demonstração de democracia quarta feira, com sua polícia espancando manifestantes contra Mubarak ou permitindo que manifestantes pró-Mubarak os espancassem. Segundo relatos, uma mulher teria sido espancada por partidários de Mubarak com bastões e esmurrada, tendo suas roupas retiradas, vomitando na rua. Relatos falam de abusos sexuais contra mulheres. Isso na frente dos turistas e jornalistas. SEgundo Abdul Hamid Qandil, do Partido Kifaya, disse que era a primeira vez que essa humilhação e agressão ocorria no Cairo. Subentende-se então que longe dos olhares de jornalistas e turistas na capital a prática seja comum.

As reformas, que pretendem permitir que mais de uma pessoa participe das eleições presidenciais(E você achando que eleição com um só participante era coisa de desenho animado), são vistas como insuficientes pela oposição. Bem, era mais ou menos isso que tanto a Economist, a Veja e outros jornalistas falavam da tal onda de democracia no Oriente Médio?

Bem, isso é um detalhe: a Austrália de John Howard, um dos parceiros de Bush na guerra ao terrorismo, sempre tratou os manifestantes na base da porrada e os refugiados e aborígenes como lixo, e nunca deixou de ser uma democracia. Afinal, Hitler, Mussolini e Salazar usaram da democracia para chegarem ao poder.