Contra o Consenso: Tchau Cláudia Costin
Google
 

mardi, mai 03, 2005

 

Tchau Cláudia Costin

Vai tarde. A secretária de cultura do Estado de São Paulo foi responsável pela pior gestão frente à Secretaria de Cultura que eu já vi. Logo que ela assumiu ela fez questão de fechar o MAG, festejado Museu de Artes Gráficas, dizendo que o material que seria exposto ali não tinha estofo cultural(?), que só interessava a um grupo pequeno de pessoas, entre outras atrocidades, na maior demonstração de elitismo e falta de sensibilidade já vistas numa pessoa pública.

A abertura de uma sala de exposições no antigo DOPS não atingiu o impacto desejado, provavelmente por ficar perto demais da Pinacoteca, ao mesmo tempo que não é integrada a ela. Ações como o tal Mapa Cultural não tiveram muito efeito, há um bom patrimônio historico estado afora em petição de miséria(Ex, estações ferroviárias como a de Botucatu) e este ano tivemos que aguentar o fato dos cinquenta anos da morte de Victor Brecheret estarem sendo comemorados com mais de três eventos na França, mas nenhum aqui em São Paulo.

Pelo que eu li, mais da metade do orçamento da pasta vai para a Sala São Paulo, que por causa do sistema de assinaturas atinge um público minúsculo.

Então, vai tarde. Duvido que achem alguém pior pro cargo.