Contra o Consenso: A vida é feita de coisas inúteis
Google
 

vendredi, mai 20, 2005

 

A vida é feita de coisas inúteis


Uma coisa tanto ateus, quanto ativistas em defesa de animais e socialistas de botequim conseguem me irritar seriamente. É quanto eles dizem que tal coisa é inútil ou fútil.

A vida é feita de coisas inúteis. Sem coisas inúteis, a sua vida é tão divertida quanto a vida de uma bactéria ou de uma formiga. O que seria útil? Comer, trabalhar para comprar comida, transar para se reproduzir e dormir? Claro, sexo somente para reprodução seria bastante limitado e sem graça. Comida, só o essencial. E seguindo uma alimentação rígida, só com peixe, frango sem pele, legumes, verduras, carbohidratos. Nada de carne vermelha, doces ou similares.

Aquele abraço na pessoa amada é uma coisa inútil. Toda a arte, a música, são coisas inúteis. O Louvre, o Prado, o MASP são grandes templos da inutilidade. Mesmo as cachoeiras, boa parte do mar, as flores, as árvores, são coisas inúteis. Sem as coisas inúteis, nossa vida seria um misto de dor e tédio, como descrevia Schopenhauer. Imagine um mundo sem sorriso, sem abraço, sem arte. Seria um mundo como no livro de 1984 de George Orwell, aonde a língua, privada dos seus termos inúteis, virava algo absurdamente sem graça.

Jogue fora quaisquers daqueles preceitos pseudo-burgueses de valorização do trabalho. O trabalho é só uma ferramenta para você encontrar sua satisfação nas coisas inúteis da vida. Escolha a inutilidade que lhe agrade e ignore o que os outros dizem.

Missas e cultos evangélicos seriam inúteis, por quê Deus supostamente não existiria? Qual o problema, se as pessoas que participam desses cultos parecem estar felizes(Mesmo se não estivesse, qual o problema)? Ou mesmo os rodeios? Eu acho que como diversão é uma coisa boba, mas se as pessoas que frequentam estão felizes, qual o problema(Se os animais são maltratados nesses eventos, que se proibam que eles sejam maltratados, não a sua realização)? Ou mesmo novelas e músicas comerciais. São opções de cada um.

Em suma, brindemos a inutilidade. É ela que dá alma à nossa vida. Posted by Hello