Contra o Consenso: Auto-avaliação
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mercredi, juin 29, 2005

 

Auto-avaliação

A prática pedagógica mais imbecil que alguém pôde inventar se chama auto-avaliação. É um teatrinho em que se pede para o aluno, seja uma criança de quarta série, seja um universitário marmanjo, dê nota a si mesmo numa prova, explicando a razão. Isso combina o pior da pedagogia pseudo-socialista com o pior das táticas corporativistas de treinamento pessoal.

Ora bolas, auto-avaliação é importante: por isso, deve ser feita a todo momento, não apenas numa prova. Se você faz uma prova, você certamente deve estar fazendo o melhor possível. A não ser naqueles casos em que a pessoa sabe que tem falhas e não consegue superar. Daí, a auto-avaliação muitas vezes ajuda o aluno a se acomodar, ao invés de combater o problema. Como, o aluno, que acha que não sabe matemática, conforma-se em ficar de recuperação todo ano.

Claro, a auto-avaliação também ignora que pessoas diferentes muitas vezes enxergam de forma diferente a mesma informação e, que, claro, alguém pode ver um erro que você não viu. É uma das razões pela qual balanços contábeis costumam ser assinados por mais de uma pessoa. Seria mais importante trabalhar com conceitos assim com crianças do que, simplesmente, fazer uma atividade cujo o preceito é o oposto disso.

Só falta alguém inventar de fazer dinâmicas de grupo com as pobres crianças.