Contra o Consenso: Direto de Bragança Paulista
Google
 

jeudi, juin 23, 2005

 

Direto de Bragança Paulista

Muita gente têm andado por aí animadissíma com a hipótese da tal bio-diesel da mamoma ser a salvação do Nordeste. Como se o álcool da cana de áçucar tivesse salvado algum lugar e como se essa tralha fosse capaz de transformar o Nordeste numa Ribeirão Preto da vida(O detalhe chato é que nem toda região produtora de Cana é uma Ribeirão Preto da vida: vide Campos dos Goitacazes ou a maior parte do interior paulista, por exemplo).

Ou mesmo de que o álcool pudesse ser uma alternativa viável ao petróleo sem violentos subsídios. Ou como se muitos especialistas afirmassem que se gasta mais energia para plantar e produzir combustível de biomassa do que se obtém. Detalhes.

***

Tem rolado um certo espanto por quê o Centro Acadêmico do Curso de Direito da USP-Campus de São Paulo, publicou a seguinte nota no seu jornal: "Se não fossem escravizados, os negros não teriam sido trazidos ao continente americano. Por pior que estejam aqui atualmente, estão melhores do estariam na África atualmente.". Considerando o elitismo da USP, e as brigas mesquinhas e elitistas(Como se o curso de "grátis" que os caras têm não pesassem no bolso do contribuinte), isso não me surpreende nem um pouco.

***

Acho legal que se faça a tal CPI dos Bingos. Em especial se se investigar o processo de implantação deles no Brasil, levado à cabo pelo Governo FHC. Afinal, suspeitas de lavagem de dinheiro e envolvimento do crime organizado no jogo sempre existiram, ninguém sabe como funciona coisas como máquinas caça-níqueis, se isso paga imposto ou não(A própria regulamentação do negócio é inexistente) e ainda não me informaram se pelos bairros pobres de Las Vegas ou de Atlantic City você encontra tantas opções de jogo de azar quanto nos bairros pobres de São Paulo(Detalhe: nas duas primeiras cidades, o jogo é uma das principais fontes de renda, na última ele é teoricamente ilegal).

***

José Serra, aquele que prometia mundos e fundos com o mantra do "planejamento", tem quebrado um monte de promessas de campanha. Por exemplo, o passe gratuito para desempregados. Também tem implantado restrições ao bilhete único ao invés de ampliá-lo, como prometido. A integração do bilhete único com o metrô, se alguém acreditou, não vai rolar mesmo.

Era um tanto óbvio: coisas como o CEU e o Bilhete Único estavam tão relacionadas com o PT que dificilmente um prefeito de outro partido iria investir esforços na idéia(O Bilhete Único é promessa de campanha do PT há quase dez anos). Mas, votar tendo em vista a simpatia e a vida pessoal dos candidatos dá nisso, claro.

***

Quando você, a noite, estiver preso em algum cafundó, necessitando sacar dinheiro e não encontrar caixa nenhum aberto(Por quê quase todos fecham às dez da noite) ou mesmo quando estiver na fila quilométrica do caixa, lembre-se que o sistema bancário do Brasil é o mais moderno do mundo.
(Isso sim é um ufanismo bobo).

***

Os cem anos do vôo magistral do 14-Bis por Campos de Bagatelle fará cem anos ano que vêm. Não me consta de nenhuma comemoração ou filme em produção para comemorar uma data, que convenhamos, é bem mais importante que os Quinhentos anos da chegada de Pedro Álvares Cabral ao Brasil.

E sim, isso seria bem mais interessante que aquelas propagandas cretinas do tipo "O melhor do Brasil é o brasileiro". E não, nossa próxima geração não pode acreditar que aquele trambolho dos Irmãos Wright(Que ninguém conseguiu produzir réplicas idênticas que voassem) fundou a aviação.

***

Sou contra a regulamentação da profissão de designer. Não li ainda o projeto de lei, mas acho que qualquer regulamentação da profissão é anti-constitucional. Como se a regulamentação para jornalistas tivesse feito outra coisa além de incentivar a construção de muito mais faculdades que o necessário para a área. Ou que fosse possível "fiscalizar" a questão(Como ficariam coisas como modelos para blogs? Teríamos que pagar um designer para fazer isso?).

E os mesmos designers que exigem a tal regulamentação adoram os bancos de imagens gratuitos(Que muitas vezes contam com vetorizações feitas tendo como base imagens sem a autorização do autor), os algozes dos fotográfos e ilustradores. Os mesmos que exigem respeito para a sua profissão não tem respeito pelo trabalho dos outros. Típíco.

***

Estou escrevendo de uma lan house à beira do Lago Taboão, em Bragança. Mesmo sendo feudo pessoal do Jesus Chedid, a cidade é deveras agradável. Nem ele estragou a cidade.