Contra o Consenso: Este é o cara
Google
 

lundi, juin 13, 2005

 

Este é o cara


Em Julho de 2002, o chefe do MI-6, o serviço de inteligência do Reino Unido, relatou ao primeiro ministro Tony Blair e seu gabinete sobre os planos americanos de atacar o Iraque.

Sir Richard Dearlove("M" para os fãs de James Bond) dizia que o presidente George Bush havia decidido invadir o petrolífero Iraque em março de 2003, numa guerra a ser "justificada pela conjunção de terrorismo e armas de destruição em massa. A inteligência e os fatos serão justificados em torno dessa política"

Tradução: O governo americano e britânico iriam inventar acusações contra o Iraque para justificar a guerra.
(...)

Mentira após mentira, aterrorizações após aterrorizações, falsificações após falsificações, embalada por uma mídia tão desanimadora que lembra a asquerosa imprensa da União Sovietica. Ironicamente, no fim, descobriu-se que o terrível Saddam Hussein contava a verdade o tempo inteiro, enquanto que Bush e Blair não.

O memorando irrefutável do MI-6, revelado pela primeira vez mês passado em Londres pelo Sunday Times, teria forçado qualquer governo democrático da Europa a renunciar em desgraça. Mas não Bush e Blair. Longe disso. Apesar de encurralado pela mídia britânica por causa das mentiras sobre o Iraque, Blair conseguiu uma aperta reeleição graças à pateticamente inepta oposição dos Conservadores, que também apoiaram a Guerra ao Iraque.

Em contraste, a mídia de massa americana confirmou as acusações de tendenciosidade e politização levantadas contra ela primeiramente ignorando a história do memorando do Mi-6, para então desleixadamente devotando pequenas reportagens para a revelação dramática. Primeiras páginas, no entanto, revelando o "Garganta Profunda" da era Nixon que, descobriu-se, era de uma gangue de odiadores de Nixon ao invés de um patriota altruista.

Em retrospecto, as trapaças de Nixon parecem triviais comparadas com a guerra ilegal, desnecessária e catastrófica de Bush contra o Iraque, que até agora matou 100 mil iraquianos e americanos, custando 275 bilhões aos EUA, e fez o nome da América cair na lama ao redor do mundo.

Mas como o figurão nazista Herman Goering observou corretamente, um governo pode se ver livre de tudo desde de que assuste seus cidadãos o suficiente"



P.S: Sim, lembram-se que os republicanos queriam depor Bill Clinton por quê ele teria mentido sobre um caso extra-conjugal? Agora, mentir para inventar uma guerra pode?
ERIC MARGOLIS, no Toronto Sun.