Contra o Consenso: Falsidades
Google
 

lundi, juin 20, 2005

 

Falsidades

Os dois principais bairros de São Paulo dedicados à vida noturna são impérios do fake. A Vila Olímpia tenta se estabelecer como uma falsa Beverly Hills, aonde todo mundo tenta parecer gostosão e rico - mesmo que grande parte dos seus frequentadores eejam classe média ou mesmo da classe baixa. Embora, convenhamos, duvido que ouvir dance music no último volume não fosse visto como algo cafona entre os ricos americanos.

Já Vila Madalena tenta se parecer com algo mais europeu. Lá, todo mundo quer pagar de intelectual, de boêmio, mesmo que seja apenas estudante de direito na Unip. Mesmo que os bares sejam caros e estejam com segurança na porta, todos querem ter um aspecto rústico. Com suas lojas de badulaques bregas que tentam passar por grande arte, de lugar sofisticado(A Vila Madalena é um bairro do distrito de Pinheiros, conhecido como um bairro comercial e meio deteriorado. Então, toda casa meio chique de Pinheiros diz que fica na Vila, mesmo que não fique. Meio exclusão social: Pinheiros é só para casa de samba, forró e outras coisas mais do povão). Além do mais, o lugar fica em torno de um cemitério. Imagine-se, encontrar um zumbi depois da noitada.

Claro, para piorar, de noite, é o lugar mais fácil para se perder do mundo, a não ser que você esteja perto da Cardeal Arcoverde ou de alguma outra avenida grande. Isso sem contar, que, bem, o que dizer de um lugar com nomes de ruas como Girassol, Wisard, Purpurina(?), entre outros.

Mas, bem, resolvi enfrentar o lugar para ver pessoalmente o Prof. Idelber Avellar. Leiam, o relato dele, que está bem interessante. Tirando o fato mentiroso de que eu conheço muito sobre a imprensa americana.

Também conversei com o Ricardo Montero e sua dignissíma, sobre um par de assuntos, principalmente sobre coisas como Mairinque e a Estrada de Ferro Sorocabana. Vai entender. Conversei também com Iraldo, que bem, é muito diferente da imagem que eu tinha dele. E sim, com o Doni e Beat.., digo, Luis Biajoni.