Contra o Consenso: Ideologias são coisa de gente que não tem o que fazer
Google
 

dimanche, juin 12, 2005

 

Ideologias são coisa de gente que não tem o que fazer

A maioria das ideologias são muito bonitas. Mas não costumam funcionar na prática. O comunismo, tão bonitinho na teoria, nunca conseguiram aplicar na prática(O meio caminho que aplicaram não me pareceu nada bonitinho). Ideologias não costumam ser nada práticas. Poucos defensores de tal ideologia fazem continhas para saber se tal ideologia funciona na vida real.

A maioria dos defensores do anarco-capitalismo são fãs de automóveis. Curiosamente, o transporte por meio de automóveis só é possível por causa de uma generosa subvenção do Estado(Foi a concorrência com as auto-estradas financiadas pelo erário americano que levaram a decadência grande parte das gloriosas ferrovias privadas da costa leste americana). Imagino como seria um mundo anarco-capitalista, aonde a pessoa pagaria pedágio para sair de casa. Provavelmente, ninguém usaria o carro.

Os defensores do comunismo utópico ignoram que entre as pessoas existem diferenças e que qualquer agrupamento social gera atritos. Aliás, talvez os próprios comunistas sejam uma das facções políticas com maior quantidade de divisões entre si. E com maior quantidade de atritos.

Isso sem contar que os defensores de ideologias nunca as aplicam na sua própria vida pessoal. Liberais não titubeiam em fazer concurso público e faculdade pública, sem nunca doar dinheiro para a universidade. Socialistas adoram os bens de consumo do mundo moderno.

Você pode descobrir o grau de ocupação de uma pessoa pela quantidade de vezes em que ela fala de direita, esquerda, socialismo, liberalismo, anarquismos e similares. Quanto maior a quantidade de vez que ela fala nessas coisas, maior o grau de ocupação. Se ela começar a citar autores como Hayek ou Karl Marx, ou ainda se auto-intitular libertário, neo-con, neo-keynesiano ou sei lá o quê, é um desocupado profissional.

P.s: Sim, é mais um post para causar polêmica.