Contra o Consenso: Irá Bush retomar o Alistamento Militar obrigatório?
Google
 

jeudi, juin 16, 2005

 

Irá Bush retomar o Alistamento Militar obrigatório?

Uma questão que tem assolado tanto progressives quanto libertarians nos Estados Unidos é a possibilidade do governo americano retomar o serviço militar obrigatório. Andrew Sullivan hoje cita o NYT para dizer que o principal problema da Guerra ao Iraque é a falta de pessoal. Sullivan cita que é impossível ocupar um país de 24 milhões de habitantes com 130 mil soldados(Mas, enviando mais soldados, mais baixas. Imagine cinco, dez, cinquenta vez mais baixas?).

Mas bem, uma das razões pela qual a invasão ao IRaque era uma coisa absurdamente idiota é que uma coisa é você devastar e destruir um país com misseis e bombas como os americanos fizeram na Sérvia, outra muito diferente é ocupar e trocar o governo de um país. Não se ocupa e controla um país sem um número absurdo de baixas. Foi uma das razões pela qual eu sempre fui contra a guerra: não só era uma imoralidade contra os iraquianos, que além de asssistirem a destruição de suas vidas, propriedades e valores morais e religiosos mais caros(Quem conhece minimamente o islamismo sabe como o tratamento dispensado pelos soldados às iraquianas deve doer para o muçulmano médio), como era uma guerra que iria custar muito caro, tanto financeiramente quanto em termos humanos aos americanos.

A HR. 163, que pretendia retomar o serviço militar, foi derrotada por 404 a 2 na House of Representatives, mas cada vez mais militares tentam enxergar o alistamento como solução. Afinal, cada vez mais os militares tem dificuldade em alistar malucos para morrer no Iraque. Embora, muitos achem que o alistamento militar é o que falta para que esta guerra se transformar num Vietnã: uma massa de jovens enviada com pouco treinamento para o campo de batalha.

Embora, alguns ironicamente defendam o alistamento como uma forma rápida de acabar com as guerras que os EUA se metem.