Contra o Consenso: Jackson e os padres
Google
 

jeudi, juin 16, 2005

 

Jackson e os padres

Há ao menos um homem recentemente condenado por abuso homssexual de um menor, agora cumprindo uma pena de doze a quinze anos, que certamente recebeu a notícia da absolvição de Michael Jackson com inveja da qualidade do seu time de defesa e da firme independência do juri que se recusou a ser convencido pela atmosfera de linchamento que impregnava o julgamento de Jackson como uma nuvem tóxica.

(...)

Contrastando com esse processo no Condado de Santa Bárbara com o desgraçado julgamento do Padre Stanley que foi condenado em Massachusetts este ano, baseado num testemunho muito mais frágil que aquele que o juri rejeitou no caso de Jackson.

Stanley foi considerado culpado no não-corroborado testemunho das "memórias recuperadas" de abuso de um homem nas mãos de Stanley muitos anos antes. Paul Busa alegou que Stanley havia o retirado de aulas religiosas e sexualmente abusado dele por anos, desde de quando ele tinha seis anos. Nem uma única testemunha entre aqueles que trabalharam na escola puderam corroborar essas memórias de qualquer forma.

Nesses dias, a "memória recuperada" estava basicamente desacreditada. O juiz deveria ter abandonado o caso. Ele foi pego na histeria. O advogado de defesa poderia ter feito um ataque mortal contra as memórias recuperadas assim como os advogados de Jackson o fizeram com a mãe "sequestrada". Mas o advogado de Shanley não estava pronto para o desafio.

Então, Shelley, 74 anos, encarou uma sentença de 12 a 15 anos de prisão num caso em que o clima de linchamento gerado pelo Boston Globe e outros orgãos da mídia teve um efeito decisivo tanto no juri quanto no juiz. Os promotores deviam saber o quão sortudos eles eram. Sabendo da fraqueza do seu caro, ano passado ofereceram a Shanley dois anos de prisão domiciliar. Ele recusou, insistindo na sua inocência.

Iaao mostra que culturalmente e intelectualmente o Condado de Santa Bárbara é cem anos mais iluminado que o lar dos julgamentos de bruxas, a Comunidade de Massachusetts. Mas que condado na América não é?


ALEXANDER COCKBURN e JEFFREY ST. CLAIR na Counterpunch

Finalmente, uma visão sem histeria e equilibrada dos "estupros" dos padres em Boston, após anos e anos com todo mundo falando e escrevendo como se padre fosse sinônimo de pedófilo ou como se ainda mais nos EUA esse tipo de acusação não fosse bastante frágil.

Irônico que justamente uma revista esquerdista tenha decidido defender a Santa Igreja Católica.