Contra o Consenso: Latininhas
Google
 

samedi, juin 11, 2005

 

Latininhas

Algumas das piores tiranias surgem de revoluções clamando por liberdade.

***
Não deixa de ser irônico que muitos defendiam que Pelé seria superior a Maradona por este ser "limpo", quando vemos o filho do primeiro preso como traficante.

(Como pessoa, eu prefiro Maradona, que é sincero. Os dois lá tem seus podres, como Pelé dizendo que o Brasil seria um país melhor se Maluf tivesse sido escolhido presidente ou Maradona com sua amizade com Fidel Castro. Mas o argentino é mais rock´n´roll, faz o que quer da sua vida, não fica puxando o saco da FIFA nem da CBF. E bem, querendo ou não, hoje é preciso peito para sssumir uma amizade com Fidel).

***

Evo Morales, líder dos cocaleros da Bolívia, este sim, tem todo o potencial para ser um novo Fidel Castro. Este sim usa um discurso de fonte marxista, seus protestos contam com usos de posteres de Che Guevara e similares.

A Bolívia está numa situação complexa. De um lado, o gás natural, num mundo cada vez mais carente de fontes de energia, é um recurso cada vez mais valioso, o que justificaria a pressão dos movimentos sociais. O país deve tirar proveito disso. Por outro, a Bolívia, um país sem acesso ao mar, pobre,sem grandes industrias, depende dos seus vizinhos. Não é muito produtivo nesse caso querer transformar o Brasil ou a Argentina em agentes imperialistas.

***


Se eu pudesse, eu casava sem pensar duas vezes com a cantora mexicana Julieta Venegas. Entregaria, sem pensar duas vezes, minha vida à ela.

Ela tem uma beleza incrível, ao mesmo tempo comum, ao mesmo extraordinária. Ela tem uma simpatia única. Ela tem uma voz belíssima, afinada, meiga. Como só as cantoras de música latina têm. Ela quase que chora, ela dá risada ao cantar, ela interpreta, seja nos palcos, seja nos video-clipes. Ela compõe, ela todo tipo de instrumento, do violão ao acordeão, ela é quase que uma maestra para sua banda. Seja no Gran Rex, seja no Festival de Viña del Mar, ela levanta multidões.

E , tem um dos sotaques mais bonitos que pode sair da boca de uma mulher: o mexicano.